• Matéria: Português
  • Autor: milenacorreatrindade
  • Perguntado 7 anos atrás

pergunta8. O gerundismo é um vício de linguagem que consiste na construção de locução verbal exagerada, com excesso de verbos e um deles no gerúndio. A tirinha acima exemplifica perfeitamente este vício.
Assinale a alternativa, que assim como na tirinha, apresenta gerundismo:

a. Não me ligue muito cedo, pois acho que ainda estarei ocupado.

b. Estava dormindo quando você chegou.

c. Vou estar dando o seu recado assim que o funcionário chegar.

d. Eles foram caminhando pelas ruas sem saber para onde ir.

e. Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.


pergunta 9.No último quadrinho da tirinha observa-se a presença de uma oração subordina substantiva. Assinale a alternativa que apresenta uma oração com o mesmo caso (oração subordinada substantiva).

a. Nosso desejo é que ela vencesse o campeonato.

b. O gerente precisa (de) que esteja tudo em ordem.

c. Desejo que vocês sejam felizes.

d. Todos pensam a mesma coisa: que eu sou um vitorioso.

e. Temos fé de que a humanidade para de destruir o planeta.

Anexos:

Respostas

respondido por: FellipeCosta
12

Oi, tudo bom?

Vejamos...

8)

R= C

COMENTÁRIO:

Em "a", "estarei ocupado" é mera locução verbal, além disso 'ocupado' está no particípio; Em "b", "estava dormindo" também é mera locução verbal, não classifica-se por gerundismo, visto que tem apenas dois verbos; em "c", "Vou estar dando" é classificado como gerundismo, porque tem verbo no gerúndio e excesso de verbos (O melhor seria "darei" ou "vou dar"); em "d", "foram caminhando" é simples locução verbal; em "e", nem "estiver fazendo" tampouco "estarei realizando" são classificados como gerundismo, são meras locuções verbais. Por isso, a letra correta é a "c".

9)

R= A

COMENTÁRIO:

Na tirinha a oração é a seguinte: "O pior é que a sobremesa é pêssego com creme", trata-se de uma Oração subordinada substantiva predicativa, pois o que é o Pior? que a sobremesa é pêssego com creme, e isso trata-se de seu predicativo.

Em "a", temos uma O.S.S. predicativa, pois O desejo é o mesmo que "ela vencesse o campeonato", seu predicativo; em "b", temos uma O.S.S. objetiva indireta, pois quem precisa, precisa de algo ou alguém. De quê ele precisa? de que esteja tudo em ordem, tendo preposição, é objetiva indireta; em "c", ocorre uma O.S.S. objetiva direta, O que desejo? que vocês sejam felizes. Não tem preposição, logo qualifica-se como objeto direto; em "d", tem-se uma O.S.S. apositiva, pois "que eu sou um vitorioso" é um termo não essencial e está separado pelos dois pontos, logo tem-se um aposto e uma O.S.S.A; em "e", é perceptível uma O.S.S. completiva nominal, porque "de que a humanidade para de destruir o planeta" é o complemento nominal do nome "fé". Lembre-se que quem tem, tem algo, nesse caso é "fé", logo não pode-se ter uma objetiva direta ou indireta, tampouco apositiva pois necessita-se de um verbo de ligação. Por isso, a alternativa correta é a "a".

Espero que tenha ajudado!

Perguntas similares