No século XVIII, a Europa viveu a Revolução Francesa (1789). Neste mesmo século, a Inglaterra promoveu a Revolução Industrial (1750) e as Treze Colônias inglesas se tornaram independentes, formando os Estados Unidos da América. Esse ambiente revolucionário foi sustentado pelas teses iluministas. Os pensadores que seguiam este princípio defendiam a racionalidade e um governo voltado ao desenvolvimento econômico com princípios opostos ao mercantilismo. Portugal também foi atingida pelo movimento por meio do “despotismo esclarecido”, uma forma de governo que preservava a monarquia absolutista e defendia o progresso econômico através de medidas reformadoras do Estado. Pombal foi primeiro ministro do rei português, Dom José I. Ele promoveu mudanças tanto em Portugal como no Brasil. Essas ações ficaram conhecidas como as Reformas Pombalinas (1750 a 1777).
Entre as medidas estabelecidas por Pombal e que afetaram diretamente a educação, julgue as afirmativas a seguir:
I - Uma das medidas do Marquês de Pombal foi a expulsão dos jesuítas de Portugal e do Brasil. Para ele, os interesses dos jesuítas não estavam afinados com o do governo português. Para o Marquês, os padres inacianos representaram uma ameaça a autonomia de Portugal e o controle sobre seus territórios coloniais.
II - Pombal estabeleceu, no lugar da educação inaciana, uma instrução laica. Os mestres, professores, deveriam ser contratados pelo Estado, o que fracassou. A intensão de Pombal era ter uma economia voltada ao progresso econômico da nação portuguesa.
III - O nacionalismo econômico português pretendia transformar a educação em um instrumento de progresso. O principal interesse era focar o conhecimento no estudo dos recursos naturais. Também, por outro lado, a Reforma Pombalina pretendia uma educação menos humanista e mais técnica.
IV - Pombal foi um árduo defensor dos jesuítas. Porém, mesmo com sua autoridade, não foi capaz de mantê-los em território português e brasileiro. Contudo, o projeto de educação pombalino é inspirado e reproduzido do modelo da Companhia de Jesus.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III, apenas.
Alternativa 2:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
Todas as alternativas estão corretas.
Respostas
respondido por:
1
I é verdadeira. Ao expulsar os jesuítas, até então responsáveis pela educação em Portugal e suas colônias, Pombal fortalece a sua posição política.
II é verdadeira, sendo algo que era comum para o período.
III é verdadeira, de modo a introduzir um modelo iluminista, mais voltado para aspectos técnicos, em Portugal.
IV é falsa. Pombal era "inimigo" dos jesuítas, que via como signos do atraso cultural e econômico do seu país.
É correta a alternativa A.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás