O processo de envelhecimento provoca alterações na vida do idoso que são pacazes de modificar comportamento e emoções e tem totais relações com alterações das capacidades físicosfuncionais nessa população. Sobre as relações sociais do idosos, analise as seguintes afirmações: I. As relações sociais do envelhecimento podem envolver programas de ação de saúde ou de direitos sociais, sempre com o objetivo de influenciar a qualidade de vida dos idosos envolvidos. II. As redes sociais atendem uma capacidade básica da vida do ser humano, que para o idoso assume um valor importante e preciso atendendo funções como: dar e receber apoio emocional; encontrar sentido no desenvolvimento; nutrir respeito com a crença de ser cuidado, amado e valorizado. III. A família não apresenta importância nesse processo de relação social do idoso. Isso ocorre, pois, o idoso pode muito bem viver sozinho seja com um par ou seja nas instituições de longa permanência. IV. A realidade de família unida, um ajudando o outro e dando todo suporte ao idoso, principalmente, não é a realidade para parte dessa população que sofre por abandono familiar, negligência e/ou carência material. Assinale a alternativa correta. Escolha uma: a. Apenas II, III e IV estão corretas. b. Apenas I, III e IV estão corretas. c. Apenas II e IV estão corretas. d. Apenas I, II e III estão corretas. e. Apenas I, II e IV estão corretas.
Respostas
e. Apenas I, II e IV estão corretas.
Resposta:
Apenas I, II e IV estão corretas
Explicação:
I. As relações sociais do envelhecimento podem envolver programas de ação de saúde ou de direitos sociais, sempre com o objetivo de influenciar a qualidade de vida dos idosos envolvidos.
II. As redes sociais atendem uma capacidade básica da vida do ser humano, que para o idoso assume um valor importante e preciso atendendo funções como: dar e receber apoio emocional; encontrar sentido no desenvolvimento; nutrir respeito com a crença de ser cuidado, amado e valorizado.
IV. A realidade de família unida, um ajudando o outro e dando todo suporte ao idoso, principalmente, não é a realidade para parte dessa população que sofre por abandono familiar, negligência e/ou carência material.