• Matéria: Pedagogia
  • Autor: ThiagoRichardKN7705
  • Perguntado 7 anos atrás

Neste sentido, podemos afirmar que a obra de Comênio: Complementa os princípios escolásticos da Ratio Studiorum, tendo a educação papel central na formação do homem, alinhando os interesses da cruz e da espada. Rompe com os princípios escolásticos da Ratio Studiorum, aproximando-se daqueles seriam adotadas pelos estados republicanos dos séculos XIX e XX. Acompanha os princípios escolásticos da Ratio Studiorum, entendendo a educação como missão, alinhado com o padroado lusitano do século XVI. Traduz os princípios da escolástica, presentes na Ratio Studiorum, para um novo contexto, aproximando-se dos estados republicanos dos séculos XIX e XX. e) Insere novos princípios aos da escolástica, presentes na Ratio Studiorum, levando a um rompimento com seu projeto missionário, e assim, com o alinhamento entre a cruz e a espada.

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
1

A alternativa correta é a Rompe com os princípios escolásticos da Ratio Studiorum, aproximando-se daqueles seriam adotadas pelos estados republicanos dos séculos XIX e XX. .

O plano pedagógico de Comenius era centrado na prática das artes liberais no sentido de integrar conteúdos informais com o raciocínio crítico.  O que Comenius criticava era a aplicação do escolasticismo formal e estéril da Baixa Idade Média ao ensino de crianças e jovens.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares