O comportamento dos jovens, faixa etária em que o consumo de drogas é mais comum, recebe atenção especial das autoridades públicas no Brasil e no mundo. Estudos demonstram ainda que, quanto mais cedo a pessoa começa a usar drogas, maior a tendência para desenvolver dependência e piores as consequências para sua saúde física e mental. A Senad divulgou em dezembro de 2010 uma pesquisa – 1º Levantamento Nacional sobre o Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas entre Universitários das 27 Capitais Brasileiras – que confirma que “os estudantes universitários apresentam consumo de drogas mais intenso e frequente do que outras parcelas da população”.
Uma universidade decidiu promover uma coleta de informações que fornecesse dados para implementar ações destinadas à recuperação de estudantes que consumiam drogas no campus, cujo objetivo era reabilitar os usuários. O resultado dessa coleta é apresentado no quadro abaixo:
Disponível em: Acesso em: 12 dezembro. 2018 (adaptado).
De acordo com as informações anteriores, pode-se afirmar que:
Alternativa 1:
24% dos alunos, faz uso de apenas um tipo de droga.
Alternativa 2:
14% dos alunos, faz uso de mais de um tipo de droga.
Alternativa 3:
72% dos alunos, fazem uso de no mínimo, três tipos de droga.
Alternativa 4:
64% dos alunos, fazem uso de no máximo dois tipos de droga.
Alternativa 5:
95% dos alunos, fazem uso de pelo menos cinco tipos de droga.
Respostas
Resposta:
Alternativa 4:
64% dos alunos, fazem uso de no máximo dois tipos de droga.
Explicação passo-a-passo:
As 3 primeiras classes somadas, divididas pelo total.
640/1000 = 0,64
Pode-se afirmar que 64% dos alunos, fazem uso de no máximo dois tipos de droga.
Vamos analisar a tabela e as afirmações feitas.
1: (incorreta) A tabela mostra que 100 estudantes utilizam apenas um tipo de droga de um total de 1000, o que significa que 10% dos alunos utilizam um tipo de droga.
2. (incorreta) A quantidade de alunos que utilizam mais de um tipo de droga é a soma das cinco últimos linhas, ou seja, um total de 760 de 1000, resultando em 76%.
3. (incorreta) A quantidade de alunos que utilizam no mínimo três tipos de droga é a soma das quatro últimos linhas, ou seja, um total de 360 de 1000, resultando em 36%.
4. (correta) A quantidade de alunos que utilizam no máximo dois tipos de droga é a soma das três primeiras linhas, dada pela frequência acumulada de 0,64 (64%).
5. (incorreta) A quantidade de alunos que utilizam no mínimo três tipos de droga é a soma das duas últimas linhas, ou seja, um total de 100 em 1000, resultando em 10%.
Resposta: alternativa 4