A expansão marítima portuguesa proporcionou a exploração do continente africano e contatos com populações que viviam próximo da costa. A chegada à Índia abriu a oportunidade de ampliar o contato comercial com povos asiáticos. Nesse contexto, leia o texto a seguir.
O comércio asiático era, obviamente, mais interessante do que o africano. No entanto, o continente africano era estratégico para que Portugal viabilizasse seus projetos de controle marítimo-comercial. [...], as [...] coisas que interessavam a Portugal eram o ouro e os escravos.
De acordo com a situação descrita no texto:
(A)
Os portugueses não se interessavam pelo comércio asiático, pois o continente americano oferecia as riquezas necessárias para a viabilização do comércio marítimo.
(B)
Para os portugueses, o comércio asiático era interessante economicamente. O continente africano era local estratégico para a valorização do projeto ultramarino português.
(C)
Na África, não foram encontradas especiarias, motivo pelo qual Portugal se desinteressou por muito tempo por esse continente.
(D)
A colônia africana se tornou por muito tempo ponto de parada obrigatória de navegadores espanhóis e portugueses com destino à América.
(E)
O continente asiático oferecia como única fonte de riqueza a mão de obra escravizada indígena.
Respostas
respondido por:
12
A alternativa correta é a B.
A expansão ultramarina portuguesa proporcionou não somente a exploração do continente americano, mas também o estabelecimento de comércio com a Ásia e exploração da África.
Apesar do comércio com a Ásia ser lucrativo, seu principal objetivo era o tráfico negreiro no continente africano, pois viabilizava o projeto de expansão agrária na América com baixo custo para a coroa.
Perguntas similares
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás