• Matéria: Psicologia
  • Autor: mariesouzaeverp77ass
  • Perguntado 7 anos atrás

“Em 1799 uma estranha criatura surgiu dos bosques próximos ao povoado de Aveyron, no sul da França. Apesar de andar em posição ereta se assemelhava mais a um animal do que a um ser humano, porém, imediatamente foi identificado como um menino de uns onze ou doze anos. Unicamente emitia estridentes e incompreensíveis grunhidos e parecia carecer do sentido de higiene pessoal, fazia suas necessidades onde e quando lhe apetecia. (...) Posteriormente, o menino foi enviado para Paris, onde se ocorreram tentativas sistemáticas de transformar-lhe “de besta em humano”. Philippe Pinel, considerado o pai da psiquiatria moderna, o diagnosticou como “acometido de idiotia” e, portanto, não suscetível à socialização e à instrução. Em 1800 Itard passou a estudá-lo, pois acreditava que seria possível educá-lo. O esforço resultou só parcialmente satisfatório. Aprendeu a utilizar o quarto de banho, aceitou usar roupa e aprendeu a vestir-se sozinho (...). Quem deu ao garoto um tratamento mais humano foi a Madame Guérin, a governanta que cuidou de Victor. O contato de ambos permitiu o pequeno desenvolvimento de Victor. Com o tempo fez progressos e morreu em 1828, quando tinha por volta de quarenta anos.

Considere o trecho, acima, a respeito da história de Victor de Aveyron e a Teoria Histórico-Cultural, após isso, avalie as afirmativas e assinale a alternativa correta.

Alternativa 1:
A interação social não possui influências no desenvolvimento do psiquismo humano, pois caso este fato fosse verdadeiro, Victor de Aveyron teria adquirido hábitos sociais assim que passou a conviver no orfanato.

Alternativa 2:
O psiquismo humano não se desenvolve a partir da interação social e da mediação através de instrumentos e signos, tal fato explica porque Victor de Aveyron andava na posição ereta (forma de comportamento superior) como qualquer outro ser humano.

Alternativa 3:
Victor de Aveyron não dominava suas ações por processos puramente biológicos, uma vez que seus grunhidos podem ser considerados como uma atividade simbólica, como a fala, sendo por meio desta que ele e qualquer outra criança nomeia e domina suas ações.

Alternativa 4:
Victor de Aveyron possuía funções psicológicas superiores desenvolvidas, pois estava inserido em um contexto (selva) e interagia com os animais com quem convivia e por isso aprendeu a sobreviver fora do seu habitat natural, o que não seria possível ocorrer apenas com funções psicológicas elementares.

Alternativa 5:
Os avanços obtidos com Victor de Aveyron são explicados a partir da interação social que teve com outras pessoas e do contexto cultural em que foi inserido, assim, através do uso de instrumentos e signos, ele passou a se diferenciar dos animais, com comportamentos adquiridos (banho, vestir-se sozinho) e não apenas regidos pelo aspecto biológico (andar na posição ereta), cujos comportamentos não seriam possíveis se continuasse a viver com os lobos.

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
38

A alternativa correta é a Alternativa 5:  Os avanços obtidos com Victor de Aveyron são explicados a partir da interação social que teve com outras pessoas e do contexto cultural em que foi inserido, assim, através do uso de instrumentos e signos, ele passou a se diferenciar dos animais, com comportamentos adquiridos (banho, vestir-se sozinho) e não apenas regidos pelo aspecto biológico (andar na posição ereta), cujos comportamentos não seriam possíveis se continuasse a viver com os lobos.

O caso de Victor foi importante para a explicação da necessidade de interação social para o ser humano no que se refere ao desenvolvimento natural de aspectos interacionais que só podem ser adquiridos por meio da interação.

Espero ter ajudado.


lianatobiasov42j7: Concordo!
Perguntas similares