Parasitas utilizam diferentes estratégias para sobreviver e proliferar. Plasmodium falciparum (causador da malária) e Taenia saginata (causadora da teníase) precisam de dois diferentes hospedeiros para completar seus ciclos de vida. Para cada um desses parasitas, cite o local, dentro dos organismos hospedeiros, onde se alojam, e explique a importância de se alojarem nesses locais para o sucesso de seus ciclos de vida. A) Plasmodium B) Taenia
Respostas
a) O protozoário Plasmodium usa como hospedeiro intermediário o homem visando aumentar seu número pela reprodução assexuada.
O mosquito-prego fêmea é o hospedeiro definitivo no qual o protozoário realiza a reprodução sexuada, de maneira a aumentar sua variabilidade genética, e a reprodução assexuada, de maneira a aumentar seu número e produzir as formas infectantes para o homem.
b) O platelminto Taenia utiliza hospedeiro definitivo o homem, onde realiza a reprodução assexuada via estrobilização e reprodução sexuada via autofecundação ou fecundação cruzada.
O suíno e o bovino são hospedeiros intermediários da Taenia solium e da Taenia saginata, respectivamente. Esses animais domesticados hospedam as larvas cisticercos dos vermes que quando ingeridas em carnes cruas ou mal passadas provocam no homem uma verminose, a Teníase.
Bons estudos!
Resposta:
a) O ser humano é o hospedeiro intermediário do protozoário Plasmodium, o qual vive no interior das hemácias realizando reprodução assexuada, aumentando sua população e, consequentemente, a chance de serem sugados e transmitidos pelo mosquito Anopheles fêmea, seu hospedeiro definitivo. No mosquito o parasita se reproduz inicialmente de forma sexuada, adquirindo variabilidade genética, e depois de forma assexuada, aumentando em número e produzindo as formas infectantes para os humanos.
b) O platelminto Taenia utiliza o ser humano como hospedeiro definitivo, realizando nele a reprodução assexuada por estrobilização (liberação das proglotes) e sexuada por autofecundação. O porco e o boi são hospedeiros intermediários, respectivamente, da Taenia solium e da Taenia saginata. Esses animais hospedam as larvas das tênias (cisticercos). Quando ingeridas em carnes cruas ou malpassadas essas larvas são liberadas, originando a tênia adulta no intestino do ser humano (teníase).
Explicação: