As leituras sociológicas modernas trabalham as dinâmicas entre sociedade civil e Estado sem desconectá-las do contexto sócio-histórico, especialmente aquelas pautadas na modernidade permeada pela quebra de barreiras espaciais promovida pela terceira Revolução Industrial. Nesse contexto, na análise do exercício das instituições para com os sujeitos da sociedade civil, qual é o traço preponderante do poder político institucional?
a) As eleições diretas nas quais o povo pode escolher seus monarcas.
b) O monopólio da violência, ou seja, a possibilidade de punir e/ou restringir a liberdade de um indivíduo que infrinja as normas estabelecidas para controle social sob a forma da lei.
c) A existência de partidos políticos plurais, que possam expressar opiniões e interesses de diferentes grupos sociais e fazê-los prevalecer por meio da discussão de agendas.
d) O apoio incondicional da totalidade de eleitores em um sistema político não democrático.
e) A inexistência de tensões sociais entre grupos distintos, de forma que não seja necessária a utilização de violência para conter infrações de leis.
Respostas
A é falsa, as eleições diretas são feitas para escolher, por exemplo, deputados, senadores e presidentes, e não monarcas.
B é falsa, o exercício - explícito - da violência social é cada vez menos aprovado nas sociedades ocidentais.
C é verdadeira, sendo o partido a instituição fundamental para o funcionamento do modelo político atual.
D é falsa, há, pelo contrário, um grande grau de resistência a este tipo de política.
E é falsa, as tensões sociais são um fator determinante da sociedade atual.
Resposta:
B
Explicação:
A forma preponderante de poder político institucional ainda é o monopólio da violência, ou seja, a possibilidade de somente o Estado punir ou privar de liberdade aqueles que infringem as leis. A existência de eleições diretas é um indicador do modelo democrático, mas não de poder e, além disso, as eleições não podem definir monarcas, apenas presidentes. A pluralidade de partidos políticos, o apoio de eleitores e a diminuição de tensões sociais podem acontecer quando um sistema político democrático está alinhado com os anseios dos grupos sociais, mas não indicam poder político, apenas estabilidade e governabilidade.