Destaque de sucesso e fracasso em Estratégia Logística/ Cadeia de suprimentos.

São muitas as empresas que utilizam os conceitos de Gestão da Cadeia de Suprimentos e da logística, como um fator importante da sua estratégia corporativa. Aqui você, aluno (a), deverá identificar algumas empresas que tiveram sucesso exatamente em função da aplicação do sistema de gestão da cadeia de suprimentos e apontar as razões desse sucesso. Deve também, por outro lado, identificar a empresa que na sua opinião, padecem em consequência da execução inadequada de uma importante estratégia logística.

Melhores práticas: identifique três empresas que empregam estratégias de logística/ cadeia de suprimentos como elemento central dos seus negócios.
Piores práticas: identifique três empresas mal sucedidas na execução de uma estratégia de logística/ cadeia de suprimentos importante para a sua estratégia geral.
Comparação: do ponto de vista da logística/ cadeia de suprimentos, identifique e explique o que distingue as empresas com as melhores das piores práticas.

BALLOU, R. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2006. (Adaptado).

Obs: Para a realização e postagem da atividade é necessária a utilização do Formulário Padrão que se encontra no ícone – Material da Disciplina.
Poder dar um nome fictício para as empresas caso assim desejar.

Respostas

respondido por: makmorales
3

Um caso de sucesso em Estratégia Logística e Cadeia de suprimentos é o da empresa Dell. Basicamente, podemos conceituar a cadeia de suprimentos como um sistema integrado de várias redes unidas por um mesmo objetivo de produção.

Ou seja, várias empresas e instalações unem-se em uma cadeia que visa aprimorar a transformação das matérias-primas até se chegar ao produto final.

A Dell possui como vantagem competitiva o fato de que seus produtos são voltados ao usuário final e, além disso, eles são exigentes e por isso os produtos possuem controle de qualidade rigoroso durante todo o processo de produção.

A empresa usa a alta especialização e e sistematização de seus processos produtivos em função do alto volume, adquirindo as respectivas matérias-primas e custos de transformação em alto volume, o que diminui o custo unitário de suas compras.

Além disso, seu nível de variação é baixo, o que simplifica sua cadeia de produção e também a fabricação dos computadores e demais componentes.

Essa é sugestão de caso de sucesso em Estratégia Logística e Cadeia de suprimentos.

Abraços!

Perguntas similares