1)
Em relação a historia da educação dos surdos desde os tempos mais remotos podemos afirmar que:
Alternativas:
a)
É uma reprodução e notas dos ouvintes que ora trabalhavam com esses alunos ou por aqueles que se interessavam pela educação de surdos
b)
Os próprios protagonistas surdos que realizaram os registros históricos
c)
São os familiares dos surdos que realizaram os registros históricos
d)
São médicos e fonoaudiólogos responsáveis em reproduzir a historia da educação de surdos
2)
As pessoas surdas sofreram sérias restrições em relação à utilização de sua língua de sinais, principalmente no período denominado Império Oralista, que determinou o método de ensino para escolas de diversos países do mundo. Sobre esse período podemos afirmar que:
Alternativas:
a)
No Império Oralista, as aulas eram ministradas em Língua de Sinais.
b)
A língua de sinais foi proibida nas escolas de surdos sob a justificativa de ser um empecilho ao ensino da língua oral.
c)
Iniciou-se no final do século XIX e tinha como ideal a Filosofia Bilíngüe.
d)
O treinamento da fala era intenso e deu-se, exclusivamente em clínicas fonoaudiológicas, fora do espaço escolar.
3)
A "Proposta Bilíngue de Educação do Surdo "surgiu em finais da década de 1970, com base em conceitos sociológicos, filosóficos e políticos". Essa proposta reconhece e baseia-se no fato de que o Surdo vive numa condição bilíngue e bi cultural, isto é, convive no dia a dia com duas línguas e duas culturas, por isso:
Alternativas:
a)
Não reconhece nem valoriza a língua de sinais como língua natural dos surdos.
b)
Admite a língua de sinais apenas como auxílio na aprendizagem da língua alvo.
c)
Acredita que a língua de sinais é a língua natural do surdo e que deve ser adquirida como primeira língua.
d)
Trata-se de um método ultrapassado.
4)
Os educadores Pedro Ponce de León, Juan Pablo Bonet e Charles Michel de L" Épée tiveram um papel muito importante na história da educação de pessoas surdas. Acerca desses educadores, podemos afirmar que:
Alternativas:
a)
Pouco se sabia sobre seus métodos de ensino, pois era frequente manter em segredo o modo como se conduzia a educação dos surdos.
b)
Seus métodos eram amplamente divulgados e havia constante troca de experiências entre esses educadores.
c)
Pedro Ponce de León fundou a primeira escola pública para surdos atendendo principalmente as classes populares.
d)
Juan Pablo Bonet ressaltava a importância do ensino coletivo.
5)
A legitimidade da inclusão escolar da pessoa surda somente ocorrerá se houver respeito a sua língua, identidade e cultura. Com base nessa afirmação, assinale abaixo qual a vertente teórica que reconhece a língua, a identidade e a cultura surda como elementos fundamentais na formação desse sujeito.
Alternativas:
a)
Perspectiva clínico-fonoaudiológica.
b)
Perspectiva médico-clínica.
c)
Perspectiva sócio-antropológica.
d)
Perspectiva psico-sócio-clínica.
Respostas
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4
Enviei as minhas e não deu erro: 1-a, 2-b, 3-c, 4-a, 5-c
julianaeumfurac:
obg
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