Respostas
Quando alguém diz que a verdade é relativa, o que geralmente se quer dizer é que não há verdade absoluta. Algumas coisas podem parecer verdadeiras para você, mas não são verdadeiras para mim. Se você acredita, é verdade para você. Se eu não acredito, não é verdade para mim. Quando as pessoas dizem coisas como "tudo bem se Deus existe para você, mas Ele não existe para mim", elas estão expressando a crença popular de que a verdade é relativa.
Esse conceito da "verdade relativa" parece tolerante e de mente aberta. No entanto, após uma análise mais próxima, não é uma mente aberta. Em essência, dizer que "Deus existe para você, mas não para mim" é dizer e julgar que o conceito que a outra pessoa tem de Deus é errado. Entretanto, ninguém realmente acredita que toda verdade seja relativa. Nenhuma pessoa sensata diz: "A gravidade funciona para você, mas não para mim", e procede a saltar de edifícios altos, acreditando que nenhum dano irá seguir.
A afirmação "a verdade é relativa" é, de fato, uma declaração auto-refutadora. Ao dizer: "A verdade é relativa", alguém está afirmando uma suposta verdade. Entretanto, se toda verdade for relativa, então essa declaração em si é relativa também — o que significa que não podemos confiar que seja sempre verdadeira.