Respostas
Durante o governo de Justiniano. Houve aumento de impostos em Constantinopla e isso causou a revolta de Nika
O chamado Império Romano do Oriente foi fundado, como sabemos, no século IV d.C. pelo imperador Constantino. A transferência do centro do poder romano para Bizâncio (que passou a ser conhecido como Constantinopla) objetivava afastar o império da pressão exercida pelas invasões bárbaras, que assolavam, à época, o lado ocidental da Europa. Com o estabelecimento em Constantinopla, o império romano absorveu muitos elementos do cristianismo ortodoxo e também muitas características tradicionais do Império Romano. Entre essas últimas, estava a forma de lidar com as massas que habitavam a cidade.
Se, em Roma, os espetáculos realizados no Coliseu entretinham as camadas populares da cidade, em Constantinopla, a população concentrava-se nas corridas de cavalos realizadas no Hipódromo da cidade. Assim como no Coliseu, a violência e a brutalidade extremas também se alastravam no Hipódromo, mas com repercussões sociais mais complicadas de se lidar do que em Roma. Na época do imperador Justiniano, houve, em decorrência das rivalidades existentes em torno das corridas de cavalos, um surto de violência que culminou em uma revolta política, conhecida como Revolta de Nika.
A Revolta de Nika aconteceu no ano de 532 d.C. Apesar de Justiniano ter sido um dos imperadores que mais conseguiram tornar o Império Bizantino poderoso e sofisticado, com conquistas de território e embelezamento de Constantinopla, sua forma de administração austera não lhe garantiu popularidade