Observe a charge e analise as afirmativas a seguir:
I. A charge enaltece a evolução humana, ilustrando a saída de um passado primitivo e a chegada ao desenvolvimento tecnológico, que melhora as condições de vida da população.
II. O código de barras, na figura, representa a “coisificação” do homem no atual sistema socioeconômico.
III. A crítica da charge refere-se ao uso de novas tecnologias na atualidade, uma vez que elas não são acessíveis a todos.
IV. A charge mostra que o ser humano ainda é primitivo, apesar das novas tecnologias.
Está correto o que se afirma somente em:
a. II e IV.
b. II.
c. I e III.
d. I e IV.
e. II e III.
Respostas
Apenas o item II é verdadeiro.
I - Falso - A charge não enaltece a evolução humana, pois à medida que o ser humano evolui vai se transformando num código de barras, o que demonstra coisificação da espécie num sistema econômico.
II - Verdadeiro - O código de barras representa a coisificação do homem no atual sistema socioeconômico.
III - Falso - A crítica da charge refere-se ao fato de o atual sistema socioeconômico enxergar o ser humano apenas como um produto.
IV - Falso - Pelo contrário, a charge mostra a evolução do homem primitivo em homem moderno, que acaba virando apenas um "código de barrar" no sistema de consumo atual.
Resposta:
B: II
Explicação:
I. A charge Não enaltece evolução humana,pois retrata o final da evolução como a coisificação do homem socioeconomicamente tornando- o um produto retratado pelo código de barras.(Falso)
II. O código de barras, na figura, representa a “coisificação” do homem no atual sistema socioeconômico. (Verdadeiro)
III. A crítica da charge refere-se ao uso de novas tecnologias na atualidade, uma vez que elas não são acessíveis a todos. (Falso)
IV. A charge mostra que o ser humano ainda é primitivo, apesar das novas tecnologias. (Falso)