Na História da educação no Brasil a Reforma Pombaliana representou um projeto de modernização, entretanto não houve modificação na formação da elite, essa era formada para manter os interesses da classe portuguesa dominante. Desse modo era para os filhos de fazendeiros, senhores de engenho e também de funcionários do estado que a educação se destinava. Sobre esse momento no Brasil, leia as asserções a seguir:
A Sociedade colonial brasileira era patriarcal e a elite daquela sociedade era composta pelos "homens bons", os Senhores de Engenho e outros membros da Nobreza local.
PORQUE
O papel da mulher se restringia apenas ao ambiente doméstico sendo considerada, na prática, uma extensão dos bens que o marido possuía.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2:
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As duas asserções são proposições falsas.
Respostas
I é verdadeira. A estrutura econômica e social do Brasil Colonial era fortemente associada com o modelo do Antigo Regime, extremamente conservadora e estratificada, com manutenção hereditária dos privilégios sociais.
II é verdadeira. A sociedade brasileira, que era ainda mais conservadora que a portuguesa, dava à mulher "civilizada" um papel extremamente reservado. Quando a Família Real chegou ao Brasil, por exemplo, espantou-se com o fato de que as brasileiras "bem-nascidas" raramente saíam de suas casas e, quando o faziam, usavam véus, prática já há muito abandonada em Portugal.
II complementa o sentido da sociedade patriarcal, afirmada em I, de modo que a complementa.
É correta a alternativa 1.
Resposta:
Alternativa: A
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Explicação: