Questão 5
Sobre o crash da bolsa de valores de Nova York em 1929 e da grande depressão econômica que o seguiu, o historiador britânico Eric Hobsbawm em sua obra A Era dos Extremos fez algumas considerações, das quais apresentamos algumas:
[...] a grande depressão destruiu o liberalismo econômico por meio século. [...] a grande depressão obrigou os governos ocidentais a dar às considerações sociais prioridade sobre as econômicas em suas políticas de Estado. Os perigos em não fazer isso - radicalização da esquerda e da direita - eram demasiados ameaçadores.
[...] O trauma da Grande Depressão foi realçado pelo fato de que um país que romperá clamorosamente com o capitalismo pareceu imune a ela: a União Soviética. Enquanto o resto do mundo, ou pelo menos o capitalismo liberal ocidental, estagnava, a URSS entrava numa industrialização ultrarrápida e maciça sob seus novos Planos Quinquenais.
HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 99-100
Com base nos excertos, analise as afirmativas a seguir:
I. A Grande depressão colaborou para a queda do liberalismo e para uma mudança estrutural nos planos de ação dos governos ocidentais. Estes tiveram que dar mais prioridade aos aspectos sociais do que econômicos, para assim, evitar qualquer tipo de ameaças que cresciam em todo mundo, como o comunismo soviético ou o fascismo italiano e alemão.
II. A União Soviética apesar de estar no Leste Europeu, também foi afetada pela grande depressão da década de 1930. Prova disto, foi a incapacidade soviética de conter os avanços nazistas no meio da Segunda Guerra Mundial.
III. Podemos afirmar que a Crise de 1929 e a Grande Depressão foram elementos que colaboraram para aumentar a descredibilidade tanto do liberalismo quanto da democracia em todo mundo. Naquele momento, tais sistemas aparentavam ser incapazes de atender as necessidades econômicas, políticas e sociais. Prova disto está no desenvolvimento de diversos regimes antiliberais e antidemocráticos ao redor do mundo na década de 1930. Como exemplo o nazismo alemão, o Estado Novo no Brasil, o Salazarismo em Portugal, etc.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
II e III, apenas.
Respostas
respondido por:
10
acredito ser I e III ok mas não respondi ainda mais alguém?
respondido por:
14
Alternativa 4:
I e III, apenas.
As citações da alternativa ll acontecem em momentos distintos da história, sendo assim corretas apenas l e lll.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás