Respostas
Bom dia!
O Egito antigo é uma das grandes sociedades do Antigo Oriente, desenvolveu-se ao redor do Rio Nilo, por isso, o chamamos de sociedade hidráulica (extamente da mesma forma que os povos da Mesopotâmia). Em relação aos aspectos apontados, podemos detacar algumas caracterísitcas bem peculiares, contudo, é de suma importância que se tenha conhecimento, que essas caracterísitcas são comuns ao chamado Novo Império, comum ao episódio da chegada dos Hebreus.
Políticos:
O regime político era extremamente rígido. O faraó exercia, não somente um poder soberano, como também religioso, de forma a ser comparado a uma divindade. Dessa forma, podemos afirmar que existiu um Regime Teocrático.
Sociais:
A sociedade era extremamente estamental, isto é, com pouca mobilidade, uma vez que aqueles que nasciam em determinada "classe social" permaneciam nela até sua morte. A divisão mais geral se baseia em Faraó, Nobreza, Sacerdotes, Escribas, Militares, Artesãos, Comerciantes, Camponeses e Escravos, respectivamente nessa ordem.
Econômicos:
Existia a chamada Agricultura Agropastoril de Regadio, ou seja, plantio, criação de animais e comércio de excedentes. Todavia, é notório ressaltar que estava em prática o Modo de Produção Asiático, em que todas as propriedades eram do Faraó, e este as dividia da forma que compreendia, resultando em em uma forma de Servidão Coletiva.
Culturais:
Os antigos egípcios eram Politeístas, ou melhor dizendo, possuiam a crença em vários deuses. Vale ressaltar que esses deuses possuiam uma forma Antropozoomórfica (mistura de características de humanos e outros animais). Nessas crenças se situa também a de Vida após a morte, onde o faró era mumificado, a fim de futuramente garantir sua próxima vida. Um último porém a ser analisado, é o da escrita, na sociedade egípcia existiam três o Hieróglifo (Sacerdotes), Hierático (Burocratas) e Demótica (mais utilizada entre as demais classes).
Espero ter ajudado, bons estudos!