A evolução tecnológica é irrisória quando comparada com as mudanças sócio organizacionais a nível mundial. Pense na seguinte cronologia, os seres humanos progrediram dos trabalhos concentrados na força como agricultura e hoje nos encontramos dependentes do conhecimento. Vejo o engenheiro de software que tem em sua rotina a necessidade de reunir seus conhecimentos em busca da solução de certos problemas, muitos deles são voltados ao desempenho operacional. Todavia, a inteligência emocional possibilita que este profissional englobe conhecimento técnico com sociabilidade, característica essencial da sociedade da informação e do conhecimento.
Com base na evolução da sociedade e as ondas de mudança, indique a alternativa que corresponde com fases do processo evolutivo do conhecimento:
Alternativas
Alternativa 1:
Agricultura, artesanato, indústria e tecnologia.
Alternativa 2:
Pecuária, extrativismo, comercio e indústria.
Alternativa 3:
Agricultura, indústria, informação e conhecimento.
Alternativa 4:
Agricultura, manufatura, comércio e conhecimento.
Alternativa 5:
Caça e pesca, agricultura, comércio e tecnologia.
Respostas
Alternativa 3:
Agricultura, indústria, informação e conhecimento.
Alguns autores (SAVAGE, 1996; KORDIS, 1998; TOFFLER,1980 apud ANGELONI,2010) Denominaram essas transformações como onda. Conforme esses autores, a onda surge á medida que as crenças, valores e comportamentos vão se acumulando e assim são disseminados no interior e entre as sociedades.
A alternativa 3 de fato está correta.
A evolução do mundo se deu a partir da expansão do conhecimento bem como o fortalecimento das culturas e os aspectos sociais.
Assim, podemos apresentar a modernidade como a fase que foi gerada a partir dessas transformações.
A luta de classes, que gera pobreza, assim como a diferenciação cultural, devido a segregação social e étnica, prejudicando o pleno equilíbrio do mundo.
Nesse campo, os estudos colocam em prática as noções sobre a globalização que possui algumas problemáticas complexas, como o aumento das desigualdades e as diferenças entre as parcelas financeiramente ricas, das segregadas.
Por isso, são muito importantes os investimentos no setor de educação, saúde, transporte, segurança e oferta de oportunidade de emprego.