Analise o mapa a seguir e relacione as áreas de ocorrência dessas doenças com suas condições naturais e sociais.
Respostas
A malária ocorre predominantemente em áreas tropicais e em regiões litorâneas e de mata, ocorre que o continente africano é economicamente vulnerável, o que deixa as condições para surtos de malária ainda mais favoráveis, pois o estado não cria medidas de controle básicas.
A doença do sono ocorre em muitos casos pela falta de saneamento básico, e pela falta do controle de moscas, com isso temos esses dois agravantes, além de grande parte das regiões acometidas serem zonas interioranas, com isso mais uma vez as condições sociais influenciam no surgimento da doença.
A doença do sono se desenvolve na região da Bacia do Congo, área com clima quente e úmido, ocupada por uma densa floresta equatorial, habitat que favorece a proliferação da mosca tsé-tsé, sua transmissora. A malária surge em diferentes espaços naturais africanos, variando desde o equatorial até o semiárido, onde ocorre a presença de altas temperaturas e água estagnada, condições que propiciam a proliferação do mosquito-prego, seu transmissor. As duas doenças surgem em regiões com condições sociais semelhantes, marcadas pela população de baixa renda que vive em países pobres onde as medidas preventivas são praticamente inexistentes e a saúde pública é precária.