Respostas
Assim como uma estrutura política, social, econômica cultural ou tecnológica.
Revolução é uma mudança abrupta no poder político ou na organização estrutural de uma sociedade que ocorre em um período relativamente curto de tempo. O termo é igualmente apropriado para descrever mudanças rápidas e profundas nos campos científico-tecnológico, econômico e comportamental humano.
Tipos:
Há muitas diferentes tipologias de revoluções na ciência social e literatura. Por exemplo, o erudito clássico Alexis de Tocqueville diferenciou:
revoluções políticas;
revoluções súbitas e violentas, que procuram não só para estabelecer um novo sistema político, mas para transformar uma sociedade inteira e;
lento, mas profundas transformações de toda a sociedade que toma várias gerações para trazer (ex: religião).
Um dos vários diferentes tipologias marxistas dividem revoluções em pré-capitalista, burguês primitivo, burguês, democrático-burguesa, as revoluções proletárias primitivas, e socialistas Charles Tilly, um moderno acadêmico fez a distinção entre um golpe, uma disputa pela tomada do poder, uma guerra civil, uma revolta e uma revolução "grande" (revoluções que transformam estruturas econômicas e sociais, bem como instituições políticas, tais como a Revolução Francesa de 1789, Revolução Russa de 1917, ou Revolução Islâmica, do Irã). Outros tipos de revolução, criados para outras tipologias, incluem a revolução social; revolução proletária ou revolução comunista inspirada pelas ideias do marxismo, que visa substituir o capitalismo com o comunismo); falhas ou revoluções abortadas (revoluções que não conseguem assegurar o poder depois de vitórias temporárias ou mobilização em larga escala) ou violentos contra a revoluções não violentas.
O termo "revolução" também tem sido usada para denotar grandes mudanças fora da esfera política. Tais revoluções são geralmente reconhecidos como tendo transformado em sociedade, cultura, filosofia e tecnologia muito mais do que sistemas políticos; são também conhecidas como revolução sociais.[18] Alguns podem ser globais, enquanto outras se limitam a um único país. Um dos exemplos clássicos do uso da palavra "revolução" é o contexto da Revolução Industrial (note que as revoluções, como também se encaixa com a revolução "lenta", definição de Tocqueville).