Respostas
(BBC Brasil ) O resgate de um barco com 25 imigrantes africanos na costa do Maranhão no sábado reacendeu a discussão sobre o quanto o Brasil estaria, cada vez mais, atraindo pessoas de outros países em busca de refúgio ou de melhores condições de vida.
O país recebeu no ano passado 33.866 pedidos de refúgio de imigrantes, segundo um relatório recente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) do Ministério da Justiça. É um recorde e o triplo do número de pedidos recebidos em 2016, mas ainda uma parcela ínfima da crise global: a ONU calcula haver no mundo 22,5 milhões de refugiados, concentrados sobretudo na África e no Oriente Médio.
A definição clássica de refugiado é "o imigrante (que sofre de) fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas".
No entanto, a Acnur, agência da ONU para refugiados, já tem um entendimento ampliado de o que pode configurar um refugiado, incorporando também as características de uma crise humanitária: fome generalizada, a ausência de acesso a medicamentos e serviços básicos e a perda de renda - uma interpretação que pode abarcar, por exemplo, a população que foge da Venezuela por conta da crise generalizada no país.
Segundo Bernardo Laferté, coordenador-geral do Conare, a questão está sob análise no órgão, para definir se venezuelanos podem ter direito a serem tratados como refugiado - status que implicaria, por exemplo, em restrições ao seu retorno à Venezuela.
No caso do barco resgatado no sábado, o status jurídico dos imigrantes estrangeiros - de Senegal, Nigéria, Guiné, Serra Leoa e Cabo Verde - está sendo investigado. A Polícia Federal prendeu dois brasileiros que estavam na embarcação e apura se houve algum esquema de imigração ilegal.
Pode ser citada a reportagem do "Jornal USP" publicada em 2021 sobre a situação dos refugiados haitianos no Brasil.
Refugiados do Haiti no Brasil
O Brasil é um dos países com maior número de refugiados oriundos do Haiti. Desde o terremoto que assolou esse país da América Central em 2010, milhares de haitianos saíram do país em busca de ajuda humanitária e uma forma de recomeçar suas vidas após a catástrofe natural que vivenciaram.
O Brasil foi um país que ofereceu ajuda militar e econômica, além de refúgio. Com isso, muitos haitianos chegaram ao Brasil por meio da fronteira da região Norte com países como Bolívia, Peru e Venezuela.
Aprenda mais sobre os refugiados no Brasil aqui: https://brainly.com.br/tarefa/25131601
#SJP2