1. Carolina acredita que está pronta para receber uma promoção, ela quer progredir na carreira. Fez muitos cursos, tem obtido bons resultados, mas está um pouco insatisfeita porque acredita que está estagnada. Segundo ela, os gestores não percebem o seu desenvolvimento e seu desempenho, e acredita que não é devidamente reconhecida. Os gestores afirmam que no momento certo ela será promovida, mas que este ainda não é o momento, que ela precisa evoluir um pouco mais. Carolina não sabe como evoluir ou qual caminho trilhar.
Com base no exposto é possível afirmar que a empresa possui pouca clareza ou pouca consistência na sua:
a) mapeamento de competências.
b) política salarial;
c) remuneração fixa;
d) pesquisa salarial;
e) remuneração variável;
Respostas
1) A alternativa correta da questão é a letra A: Mapeamento de Competências.
O Mapeamento de Competências deve ser realizado por toda empresa que deseja estabelecer uma política de promoção para os seus funcionários e, até mesmo, para aquelas que que desejam contratar candidatos para preencherem uma determinada vaga.
Nesse Mapeamento, a empresa consegue elencar quais os tipos de competências que ela necessita e espera para a adequada realização de uma função ou de um cargo.
Nesse caso específico, como a empresa não realizou esse tipo de Mapeamento, não ficou claro para Carolina quais as competências seriam necessárias ter desenvolvido para que ela fosse promovida, e nem tampouco a empresa sabe quais são as competências exigidas para o cargo que ela deseja, gerando o impasse.
Espero ter ajudado!
Resposta:
A resposta correta é a letra b) Política salarial
Explicação:
Os colaboradores precisam ter conhecimento sobre a progressão salarial e de carreira. As informações obtidas pela pesquisa salarial, pelo mapeamento de competências e pela remuneração em si não são suficientes para trazer a clareza necessária sobre o plano de carreira.