Há diversas maneiras pelas quais o Estado pode atuar sobre a organização e produção do espaço. Autores como José Godinho Floriano Oliveira, discutem amplamente sobre o assunto. Em seu artigo "Estado e planejamento urbano: tendências conservadoras entre o planejamento estratégico e a reforma urbana", o autor expressa muito bem o seu ponto de vista acerca da atuação do Estado e do Capital Corporativo.
OLIVEIRA, J.G.F. Estado e planejamento urbano: tendências conservadoras entre o planejamento estratégico e a reforma urbana.In: 12º Encuentro de Geógrafos de Amérca Latina, 2009. Montevideo: Imprenta Gega, 2009. v. I.
De acordo com Oliveira (2009), sobre a relação Estado e Capital Corporativo, analise as afirmações:
I. Cada vez mais as políticas públicas do Estado são menos destinadas à integração e mais destinadas à regulação, uma vez que o governo prefere "lavar as mãos" quando existe um conflito de interesse.
II. A atuação do Estado em prol do capital corporativo acaba por criar consequências nas relações de trabalho como desemprego, salários baixos, informalidade etc.
III. Existe um claro desenvolvimento nos países subdesenvolvidos, obtido através do investimento estrangeiro, o que torna essa relação positiva para a população mais pobre em geral.
IV. Não existe uma clareza exata quando falamos de Estado e capital corporativo, ou seja, se essa relação existe, não é possível afirmar concretamente ou mesmo cientificamente.
É correto o que se lê apenas em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II.
Alternativa 2:
I e III.
Alternativa 3:
II e III.
Alternativa 4:
II e IV.
Alternativa 5:
I, II e IV.
Respostas
respondido por:
3
A alternativa correta da questão é a 4: II e IV.
Quando falamos de Estado e de Capital Corporativo, nem sempre é fácil identificar os limites de um e de outro, de maneira a ser difícil afirmar concretamente.
A função do Estado é proteger o cidadão e fomentar o desenvolvimento econômico, seja por meio de iniciativas que auxiliem as empresas a crescerem e se sustentarem ou por políticas públicas voltadas para a integração das mesmas.
Nem sempre o investimento estrangeiro se manifesta como positivo para os países em desenvolvimento e a população mais pobre, pois é preciso observar se esse investimento não está contribuindo para explorar e retirar as riquezas do país.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás