Respostas
os mitos surgem pra explicar o que não se entende. Mitos como o do Minotauro por exemplo,sabe-se que o rei de Creta era chamado minos, o palácio d Cnossos tinha mais ou menos a planta de um labirinto e foi associado a um monstro que matava sem dó nem piedade.
O mito, é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura, com o objetivo de explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do mundo e do homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis. Os mitos, como modelos exemplares e a própria “história” para aqueles povos, são construções complexas, tradições orais que dizem respeito à coletividade na medida em que eram vividas e revividas cotidianamente nos âmbitos mais diversos da existência.
No livro Mito e Realidade a importância crucial dos mitos para toda a dinâmica social dos povos antigos: conhecer os mitos e seguir seus ensinamentos era participar da realidade, i.e., tomar parte na existência, estar vivo. Conforme escreveu o próprio autor: “O mito é considerado uma história sagrada e, portanto, uma ‘história verdadeira’, porque sempre se refere a realidades. (…) o mito se torna o modelo exemplar de todas as atividades humanas significativas.” (p. 12)
Em seu sentido mais livre significa tudo o que é, seja ou não perceptível, acessível ou entendido pela ciência, filosofia ou qualquer outro sistema de análise.
O real é como aquilo que existe, fora da mente. Mas como só pela mente pode ser apercebido, torna-se sinonimo de verdade. Com o mito, relaciona algo da realidade com algo fictício, muitas vezes para fugir da verdade e encontrar outra melhor.