Respostas
Trata-se da psicologia da educação, que se centra no processo de ensino-aprendizagem e em tudo o que pode ser um entrave para o fluxo de informação, como os transtornos de déficit de atenção ou a dislexia.
Veja a seguir quais são as bases deste ramo da psicologia e entenda seus principais objetivos e finalidades.
Definindo a psicologia da educação
Segundo os pesquisadores, a história da psicologia da educação se confunde com o início da psicologia científica e a evolução do pensamento educativo, em meados do século XIX. Por objetivo central, esta disciplina tenta analisar todos os processos que envolvem a realidade educacional.
A tarefa mais importante da psicologia educacional é verificar, entre os conhecimentos proporcionados pela psicologia científica, quais são os mais importantes para compreender o comportamento das pessoas no ambiente educacional. É o que permitirá poder intervir nele.
A psicologia da educação vai buscar nas teorias do desenvolvimento recursos para compreender as diferentes fases da vida da pessoa, desde o aprendizado na infância até a vida adulta e velhice.
Através delas é possível descrever habilidades mentais, papéis sociais, linhas de raciocínio, crenças, entre outros fatores, sempre considerando o processo de ensino como pano de fundo.
Psicologia escolar x psicologia da educação
Apesar de serem muitas vezes utilizadas como sinônimos, os teóricos destacam haver diferenças fundamentais entre as duas áreas.
Os psicólogos educacionais dedicariam seus esforços à investigação e produção de conhecimento, enquanto os psicólogos escolares trabalhariam na rotina das escolas e instituições de ensino, juntamente com a psicopedagogia. Ou seja, a primeira seria uma área de conhecimento e a outra um campo de atuação profissional.
Independentemente da nomenclatura, se psicologia da educação ou escolar, elas compartilham áreas de estudo:
políticas públicas em educação
inclusão de pessoas com deficiência
avaliação psicológica
gestão psicoeducacional
formação continuada dos professores, etc.