Duas pequenas esferas condutoras idênticas estão eletrizadas. A primeira esfera tem uma carga de de 2Q e a segunda uma carga de 6Q. As duas esferas estão separadas por uma distância d e a força eletrostática entre elas é F1. Em seguida. as esferas são colocadas em contato e depois separadas por uma distância 2d. Nessa nova configuração, a força eletrostática entre as esferas é F2. Pode-se afirmar sobre a relação entre as forças F1 e F2, que: a) F1 = 3F2 b) F1 = F2/12 c) F2 = F2/3 d) F1 = 4F2 e) F1 = F2
Respostas
Duas pequenas esferas condutoras idênticas estão eletrizadas. A primeira esfera tem uma carga de de 2Q e a segunda uma carga de 6Q. As duas esferas estão separadas por uma distância d e a força eletrostática entre elas é F1.
Q₁ = 2Q
Q₂ = 6Q
F₁ = K×2Q×6Q/d²
F₁ = K×12Q/d²
Já temos nossa primeira função. Vamos encontrar a segunda:
Em seguida. as esferas são colocadas em contato e depois separadas por uma distância 2d. Nessa nova configuração, a força eletrostática entre as esferas é F2.
d = 2d
Disse que elas entrariam em contato. Quando duas cargas entram em contato, elas passam a ter o mesmo valor. Para isso, é necessário calcular a média, digamos assim, entre elas:
Q = (Q₁ + Q₂)/2
Q = 4Q
Agora, basta jogar na fórmula:
F₂ = K×4Q×4Q/(2d)²
F₂ = K×16Q/4d²
F₂ = K×4Q/d²
Temos, agora, duas funções. Basta isolar uma incógnita e substituir na outra. Preferi pegar o 'd²', pois percebi que seria melhor o entendimento. Entretanto, você poderia isolar qualquer incógnita que daria certo.
Após os cálculos matemáticos, encontramos que:
F₁ = 3F₂
Alternativa a)
Bons estudos!