URGENTE - DE QUE MANEIRA LAMPIÃO E MARIA BONITA INICIARAM O ROMANCE ENTRE ELES?
POR FAVOR RESPONDAM RÁPIDO
Respostas
O enredo de Lampião e Maria Bonita se baseia nos últimos seis meses de vida de Virgulino Ferreira da Silva (Nelson Xavier), o Lampião, pernambucano que se transformou em personagem mítico, símbolo do cangaço brasileiro, entre os anos 1920 e 1930.
A minissérie enfoca os dois aspectos do protagonista: o líder sanguinário, combatido pelas autoridades, e o herói, como era visto por parte da população do sertão nordestino. Praticamente cego do olho direito, Lampião andava manquejando, devido a um tiro que levou no pé esquerdo durante um conflito.
Em suas andanças, conheceu Maria Bonita (Tânia Alves), a primeira mulher a fazer parte de um grupo de cangaceiros, com quem teve uma filha, Expedita (Adriana Barbosa).
A trama se inicia com o sequestro do geólogo inglês Steve Chandler (Michael Menaugh) pelo bando de Lampião. Para negociar o resgate com o governo da Bahia, o cangaceiro usa Joana Bezerra (Regina Dourado) como intermediária. Através de um bilhete, ele exige 40 mil contos de réis em troca da vida do geólogo. O papel cai nas mãos do sargento Libório (Roberto Bonfim), a autoridade política de Jeremoabo, que passa a notícia para o governador. Junto com a embaixada da Inglaterra, o governo do estado decide enviar tropas comandadas pelo tenente Zé Rufino (José Dumont), tradicional perseguidor de Lampião, para capturar o bandido. Apesar de pedirem sigilo absoluto, a notícia do seqüestro acaba vazando, e o jornalista Lindolfo (Helber Rangel) começa a explorar o fato.
Os confrontos são entremeados pelo romance de Lampião com sua companheira, Maria Bonita, e as visitas que o casal faz à filha, criada por uma família da região.
Em determinado momento da trama, Maria Bonita se afasta do bando para fazer um aborto sem que Lampião saiba. Ela reaparece doente, com febre alta e fortes dores no corpo, e passa a ser cuidada por Chandler. O geólogo se apaixona pela mulher do inimigo, acirrando o conflito entre eles.
O governo e a embaixada inglesa oferecem recompensas a quem fornecer pistas sobre o paradeiro do bando, e o cerco se aperta. O consulado rejeita qualquer possibilidade de pagar o resgate e propõe que aprisionem alguém da família de Lampião para forçá-lo a se entregar. Após inúmeras buscas e tentativas de negociação, a história do cangaceiro chega ao fim.
O último capítulo retrata o desfecho de Lampião e Maria Bonita, com o grupo sendo cercado e massacrado pela polícia, em 1938, na grota de Angico, em Sergipe. Em 28 de julho, antes do nascer do sol, na margem sergipana do rio São Francisco, soldados da polícia liderados pelo tenente José Batista (Gilson Moura) descobrem o esconderijo dos cangaceiros. O casal, apanhado de surpresa, é metralhado junto com outros integrantes de seu bando, sem qualquer possibilidade de reação.