didaticamente, a espermatogenese divide-se em quatro peirodos: multiplicação ou período germinativo, crescimento, maturação e diferenciação ou espermiogenese. explique sucintamente cada um dele.
Respostas
A partir da puberdade as células presentes no testículo iram sofrer mitose constante dando início a fase de multiplicação sendo essa continua formando assim as espermatogônias.
Após a formação das espermatogônias o seu citoplasma irá aumentar convertendo assim em espermatócito primário, sendo esse processo a segunda fase do ciclo conhecido como fase de crescimento.
Na fase de maturação ocorre a meiose os espermatócitos primários originando assim dois espermatócitos secundários. É importante ressaltar que após a meiose os espermatócitos secundários são considerados haploides e após a segunda divisão meiótica irão originar quatro espermátides também haploides.
O fase de diferenciação ou de espermiogênese é a diferenciação de espermátides em espermatozoides. Irão ocorrer os seguintes fatores: ira perder quase todo o citoplasma, há a formação do acrossomo a partir do complexo de Golgi, os centríolos iram participar da formação do flagelo e as mitocôndrias iram se localizar na cabeça do espermatozoide