PERGUNTA 1
Julia é professora de Ensino Infantil e trabalha em uma escola que se diz inovadora e preocupada com a formação da criança como ser que está em processo de criar e entender conceitos, ao mesmo tempo que lida com condições já impostas anteriormente. Em uma reunião pedagógica, a coordenadora solicita que a professora apresente seu trabalho com os alunos através de um artigo para ser enviado a um congresso de Pedagogia. Julia, que leciona em duas turmas, apresenta então um relatório preliminar para a coordenadora com a seguinte definição: "a construção de conceitos e habilidades de uma criança passa, necessariamente, por seu entorno social, assim, a escola é local apropriado para que as crianças estabeleçam vínculos". Autores como Martins Filho (2013) concordam com essa definição e dizem que ela deve ser levada em conta ao se elaborar o currículo escolar.
Assinale a alternativa que justifica a posição de autores como Martins Filho e de Julia, nossa personagem do case em questão.
A proposta pedagógica deve levar em consideração os conhecimentos prévios e os saberes trazidos pelas crianças, considerando-se seu contexto social e cultural.
Para previnir que a criança construa conceitos errôneos, devemos priorizar o ensino individualizado, sem o contato com outras crianças.
O currículo deve ser planificado pensando na visão dos adultos sobre o que as crianças devem aprender. Deve-se priorizar a experiência acadêmica, a obediência e a reprodução do conteúdo estabelecido.
O currículo escolar deve priorizar a criação de situações de aprendizagens nas quais as crianças, a partir dos conhecimentos adquiridos em seu meio social, poderão ampliar e reconstruir conceitos e habilidades.
A interação entre diferentes gerações não deve ocorrer. Trata-se de uma proposta que pode ser prejudicial para a criação de situações de aprendizagem nas quais as crianças possam ampliar seus conceitos e habilidades.
Respostas
a. A proposta pedagógica deve levar em consideração os conhecimentos prévios e os saberes trazidos pelas crianças, considerando-se seu contexto social e cultural.
Em se tratando do processo educacional, observa-se que é papel dos educadores reconhecer os conhecimentos prévios das crianças, facilitando o diagnóstico inicial e posteriormente, as propostas pedagógicas.
Dessa forma, os educadores passam a conhecer melhor seu público-alvo, inserindo na dinâmica das aulas, conceitos que se apliquem melhor ao contexto socio-cultural em que as crianças estão inseridas.
Resposta: Essa é a resposta correta:
O currículo escolar deve priorizar a criação de situações de aprendizagens nas quais as crianças, a partir dos conhecimentos adquiridos em seu meio social, poderão ampliar e reconstruir conceitos e habilidades.
Explicação: