• Matéria: Português
  • Autor: Larihst
  • Perguntado 7 anos atrás

Se não fossem as minhas malas cheias de memórias

Ou aquela história que faz mais de um ano

Não fossem os danos

Não seria eu



Se não fossem as minhas tias com todos os mimos

Ou se o menino fosse mais amado

Se não desse errado

Não seria eu



Se o fato é que eu sou muito do seu desagrado

Não quero ser chato

Mas vou ser honesto

Eu não sei o que você tem contra mim



Você pode tentar por horas me deixar culpado

Mas vai dar errado

Já que foi o resto da vida inteira que me fez assim



Se não fossem os ais

E não fosse a dor

E essa mania de lembrar de tudo feito um gravador



Se não fosse Deus bancando o escritor

Se não fosse o Mickey e as terças-feiras e os ursos pandas


E o andar de cima da primeira casa em que eu morei


E dava pra chegar no morro só pela varanda


Se não fosse a fome e essas crianças


E esse cachorro e o Sancho Pança


Se não fosse o Koni e o Capitão Gancho

Eu não seria eu


(Clarice Falcão, Capitão Gancho) Disponível em: . Acesso em 8 fev. 2019




Todo texto se apresenta a partir de estratégias de elaboração, isto é, o autor se vale de recursos e fenômenos linguísticos com o intuito de criar para o leitor um sentido. A maioria das estrofes do texto I são construídas com a palavra “se”. É possível dizer que ela auxilia ao sentido do texto pois:


A)

demonstra a negação do eu lírico quanto às possibilidades de outras experiências que não as que ele possui, ou seja, não apresenta possibilidades para ele.


B)

aponta para o conjunto de possibilidades que, se escolhidas pelo eu lírico, o distanciaria de quem ele é, desse modo, por contraste, reforça a personalidade do eu lírico.


C)

expressa a capacidade de o eu lírico se transformar conforme o passar dos anos, mesmo que isso implique danos.


D)

evidencia o caráter transitório de como alguém pode ser, uma vez que usa o verbo de ligasse “ser” para construir a personalidade do eu lírico.


E)

revela a vontade do eu lírico de ser menos o que as outras pessoas desejam que ele seja e mais o que ele mesmo é.



As formas nominais dos verbos carregam em si traços semânticos associados ao aspecto. Assim, o verbo em sua forma nominal de gerúndio evidencia a continuidade de uma ação. O trecho que ilustra essa explicação é:


A)

“Se o fato é que eu sou muito do seu desagrado”.


B)

“Não quero ser chato”.


C)

“Você pode tentar por horas me deixar culpado”.


D)

“Eu não sei o que você tem contra mim”.


E)

“Se não fosse Deus bancando o escritor”.



A Intertextualidade acontece quando há uma referência explícita ou implícita de um texto em outro. Também pode ocorrer com outras formas além do texto, música, pintura, filme, novela etc. Toda vez que uma obra fizer alusão à outra, ocorre a intertextualidade. O traço de intertextualidade no texto apresentado é explicitado pelo trecho:


A)

"esse cachorro e o Sancho Pança se não fosse o Koni e o Capitão Gancho".


B)

"Se não fossem as minhas malas cheias de memórias".


C)

"Se não fossem as minhas tias com todos os mimos".


D)

"Se o fato é que eu sou muito do seu desagrado".


E)

"Se não fossem os ais".

Respostas

respondido por: jhenniferbaby
6

as respostas são

a primeira é B

a segunda é C

e a terceira é A

espero ter ajudado

respondido por: jalves26
2

1. A palavra “se” auxilia ao sentido do texto pois:

B) aponta para o conjunto de possibilidades que, se escolhidas pelo eu lírico, o distanciaria de quem ele é, desse modo, por contraste, reforça a personalidade do eu lírico.

2. O trecho que ilustra essa explicação é:

E) “Se não fosse Deus bancando o escritor”.

3. O traço de intertextualidade é explicitado em:

A) "esse cachorro e o Sancho Pança se não fosse o Koni e o Capitão Gancho".

"Capitão Gancho" - Clarice Falcão

1. O uso da conjunção condicional "se" traz ideia de hipóteses, de possibilidades de outros "eus" do eu lírico dessa canção. Se ele tivesse vivenciado outras situações ou recebido outro tratamento, não seria quem ele é atualmente.

Assim, essa é uma estratégia para reforçar, por oposição com as situações hipotéticas, a personalidade do eu lírico.

2. O trecho “Se não fosse Deus bancando o escritor” é o único que contém um verbo no gerúndio (o termo grifado). Essa forma nominal traz ideia de continuidade da ação de "bancar" (fingir, fazer-se de).

3. O item A traz elementos que se referem a outras obras, como o livro Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, por meio do termo "Sancho Pança" (personagem desse livro). Também o termo "Capitão Gancho", personagem do livro Peter Pan.

Por isso, há intertextualidade, ou seja, diálogo com outros textos, com outras obras.

Mais sobre intertextualidade em:

https://brainly.com.br/tarefa/27688396

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