Respostas
A várias evidências que provam que os continentes já estiverem unidos no passado:
Argumentos Geológicos: os argumentos Geológicos relacionam-se com a existência de rochas com a mesma origem e idade, de ambos os lados do oceano atlântico. Esta continuidade também ocorre em cadeias montanhosas.
Argumentos paleontológicos: tivesses fósseis datados no final da ERA paleozóica e da era mesozoica foram encontrados em continentes agora separados por oceanos.
Argumentos morfológicos: a observar os contornos dos continentes Wegener constatou que é possível tal como um puzzle encaixar diversos continentes, em particular América do sul e África.
Argumentos Paleoclimáticos: os climas de passados deixaram vestígios nas rochas no relevo e no conteúdo fossilífero dos estratos rochosos. Ao encontrar vestígios de glaciares da mesma idade em locais atualmente de clima quente Wagner admitiu que no passado essas regiões ocuparam outra posição no planeta mais próxima dos polos.
Espero ter ajudado!
Muito tempo antes de Wegener, outros cientistas notaram este fato. A ideia da deriva continental surgiu pela primeira vez no final do século XVI, com o trabalho do cartógrafo Abraham Ortelius. Na sua obra de 1595, Thesaurus Geographicus, Ortelius sugeriu que os continentes estiveram unidos no passado. A sua sugestão teve origem apenas na similaridade geométrica das costas atuais da Europa e África com as costas da América do Norte e do Sul; mesmo para os mapas relativamente imperfeitos da época, ficava evidente que havia um bom encaixe entre os continentes. A ideia, evidentemente, não passou de uma curiosidade que não produziu consequências.
Outro geógrafo, Antonio Snider-Pellegrini, utilizou o mesmo método de Ortelius para desenhar o seu mapa, com os continentes encaixados, em 1847.[3] Como nenhuma prova adicional foi apresentada, além da consideração geométrica, a ideia foi novamente esquecida.
A similaridade entre os fósseis encontrados em diferentes continentes, bem como entre formações geológicas, levou alguns geólogos do hemisfério sul a acreditar que todos os continentes já estiveram unidos, na forma de um supercontinente.
A hipótese da deriva continental tornou-se parte de uma teoria maior, a teoria da tectônica de placas. Este artigo trata do desenvolvimento da teoria da deriva continental antes de 1959.