Respostas
As operações com radicais, envolvendo adição e subtração, são solucionadas identificando os radicais semelhantes e operando os coeficientes
a = índice
b = radicando
c = expoente
d = raiz
Para realizar operações com radicais na adição e na subtração devemos, primeiramente, verificar se os radicais são semelhantes. Para que o radical de duas ou mais raízes sejam semelhantes é preciso que o índice e o radicando sejam idênticos, a única parte que pode ser diferente é o coeficiente que acompanha o radical.
Observe o exemplo abaixo e compreenda melhor:
Das alternativas abaixo, identifique as que possuem radicais semelhantes e quais não são semelhantes. Lembre-se que para que os radicais sejam semelhantes, eles devem ter índice e radicando iguais, a única parte que pode ser diferente é o coeficiente, ou seja, o número que acompanha o radical.
Resposta:
Os radicais semelhantes estão nas alternativas a e d, pois em ambas o índice e o radicando são exatamente iguais.
Já na alternativa b os índices são diferentes, na alternativa c os radicandos são diferentes. Logo, nessas duas alternativas os radicais não são semelhantes.
Agora que já sabemos a estrutura e a nomenclatura das raízes e já conhecemos o que são radicais semelhantes, podemos aprender como realizar operações com raízes na soma e na subtração.