Respostas
Na economia a transformação foi uma consequência natural da própria Revolução, visto que, a atividade industrial ocupou o centro da vida econômica; coma formação de grandes empresas industriais e passando a predominar o trabalho assalariado em toda a parte; impondo-se o capitalismo industrial com as mudanças ocorridas nas indústrias, na agricultura, nos transportes e no comércio.
Na sociedade houve uma profunda mudança decorrente do êxodo rural e pelo crescimento da vida urbana; começando a formação das cidades industriais; ocasionando um aumento da população mundial; o fortalecimento da burguesia, dividindo a sociedade em (2) duas classes básicas: A Burguesia, proprietária dos meios de produção. O Proletariado classe assalariada que para subsistir passou a vender o único bem que possuía: sua força de trabalho.
Na política, O objetivo de obter matérias-primas para a indústria e consumidores para os produtos manufaturados ocasiona a queda do estado absolutista, e se fortalecem as disputas entre os países europeus pelo domínio das colônias na África e na Ásia; surgem, então, idéias políticas, sociais e econômicas para explicar a nova situação e solucionar os novos problemas.