1. O trecho a seguir foi retirado do livro "A vida de Joana D'arc", de Erico Veríssimo. É possível observar o uso de alguns tipos de discursos ao longo do texto. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

"[...] Joana não chega a compreender bem essas lutas dos grandes. Sabe que são dois partidos compostos de homens ferozes que vivem sempre em guerras. E os meninos - maluquinhos! - discutem e lutam também. Não há roupa nem calçado que chegue para João e Pedrinho. Mamãe se queixa muito. Papai já prometeu uma surra a cada um se eles continuam a brigar [...]"

( ) No trecho "Não há roupa nem calçado que chegue para João e Pedrinho. Mamãe se queixa muito. Papai já prometeu uma surra a cada um se eles continuam a brigar...", é utilizado o discurso direto, pois a própria personagem quem fala.
( ) No trecho "Não há roupa nem calçado que chegue para João e Pedrinho. Mamãe se queixa muito. Papai já prometeu uma surra a cada um se eles continuam a brigar...", é utilizado o discurso indireto, pois não há a presença do travessão.
( ) O discurso direto é predominante no trecho "Não há roupa nem calçado que chegue para João e Pedrinho. Mamãe se queixa muito. Papai já prometeu uma surra a cada um se eles continuam a brigar...", pois o narrador participa da história.
( ) O trecho "Não há roupa nem calçado que chegue para João e Pedrinho. Mamãe se queixa muito. Papai já prometeu uma surra a cada um se eles continuam a brigar..." é um exemplo de discurso indireto livre, pois a fala do narrador e do personagem se misturam sem que haja separação delas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

FONTE:. Acesso em: 18 jun. 2018.
a) F - F - F - V.
b) F - F - V - F.
c) V- V - F - V.
d) V - F - F - V.


Respostas

respondido por: vanessafonntoura
53

A alternativa correta é a d) V - F - F - V.

Discurso indireto livre é uma modalidade de técnica mãe, resultante da mistura dos discursos direto e indireto, sendo um processo de grande efeito estilístico. Ela é usada frequentemente quando o narrador, ou personagem, não quer falar exatamente o que foi dito por outro personagem, ou para encurtar determinado trecho.

Sendo que o discurso direto é a reprodução de maneira direta da fala dos personagens. As falas são acompanhadas por um verbo declarativo.

Espero ter ajudado.

respondido por: marianepincz
39

(    F   )   N o  tre cho  " Não  há  roupa  ne m  cal çado  que  che gue   para  João  e   Pe dri nho.  Mamãe  se queixa  muito.  Papai  já  prome teu  uma  surra  a  cada  um  se  el e s  conti nuam  a  brigar...",  é utili zado o discurso di re to, poi s a própria personage m que m fala.  (  F  )   N o  tre cho " N ão  há  roupa  ne m  cal çado  que   che gue   para  João  e   Pe drinho.  Mamãe   se queixa  muito.  Papai  já  prome teu  uma  surra  a  cada  um  se   ele s  conti nuam  a  bri gar...",  é utili zado o discurso i ndireto, poi s não há a pre se nça do trave ssão.   (  F  )   O  di scurso  dire to é   pre dominante   no  tre cho  " Não  há  roupa  ne m  cal çado  que   che gue para  João  e   Pe drinho.  Mamãe   se   que ixa  muito.  Papai   j á  prome teu  uma  surra  a   cada   um  s e e le s conti nuam a brigar...",  poi s o narrador parti cipa da históri a.   (    V   )   O  tre cho  " Não  há  roupa  ne m  cal çado  que   che gue   para  João  e   Pe drinho.  Mamãe   se queixa  muito.  Papai  j á  prome te u  uma  surra  a  cada  um  se  ele s  conti nuam  a  brigar..."  é  um e xemplo  de   di scurso  i ndireto  livre,   pois  a  fala  do  narrador  e   do  pe rsonagem  se   mi sturam se m que  haj a separação de l as.  

Perguntas similares