Respostas
1) Antes de montar o cladograma é importante visualizar as diferenças e semelhanças entre as espécies analizadas, bem como a sua relação evolutiva. Para tanto, convém montar uma tabela com o nome dos seres e suas respectivas características;
2) Feita a tabela os dados devem ser analizados para que a estrutura do cladograma possa ser estudada.
3) Depois que todos os resultados forem encontrados pode-se começar a fazer o cladograma. O modelo é o que se encontra abaixo:
4) A próxima etapa é a mais importante e talvez uma das mais complicadas: é a hora de preencher o cladograma com os seres e as suas características. Para isso é importante levar em consideração a ordem do modelo acima com o nome da espécie no fim das retas paralelas e a característica em questão nos “nós”. A ordem de colocação das características também é importante. Da direita para a esquerda devem ser colocadas as mais comuns, presentes em todas as espécies que estão a sua esquerda. Usando o modelo acima podemos dizer que o número 1 representará uma característica ou um traço biológico que esteja presente em todos os seres citados. No número 2, uma característica presentes em todos menos na lampréia, e assim sucessivamente.
5) O cladograma estará pronto quando todos os dados forem colocados de maneira correta e sua aparência será parecida com a do modelo abaixo:Perceberam como não é tão complicado quanto parece??? Montar um cladograma pode ser muito divertido!!!