qual a importância do estado para organização da vida social e ainda os problemas ocasionados pela ausência
Respostas
Isso varia de acordo com a sua concepção de Estado. Se a sua concepção é de que o estado deve interferir na vida social, como dita o Estado de bem-estar social, ou o socialismo, e comunismo, a importância será de permitir a igualdade e equidade entre a sua população diminuindo a desigualdade social, permitindo que todos tenham acesso à questões como educação, saúde, infraestrutura (transporte público, segurança, etc).
Se você considerar a perspectiva liberal ou neoliberal, o Estado deverá interferir pouco na vida social e através da meritocracia a população deverá conquistar o acesso à esses itens básicos supracitados.
Isto é, de acordo com a sua concepção de Estado, é benéfica e necessária a interferência do estado na vida social ou não. Logo, os problemas causados ela sua ausência também serão percebidos de forma diferente.
Para as vertentes ideológicas chamadas de esquerda, a não interferência do Estado só causa problemas, bem como a sua ineficiência. Já nas ideologias de direita, isso será considerado um mecanismo social capaz de alavancar a economia e promover "o sucesso da nação".
Exemplos de Estados neoliberais são os Estados Unidos, e de Estados de bem-estar social são Portugal, Japão, Alemanha, etc.