Período de Greenberg ou quarto período: corresponde às primeiras 1 ou 2 horas após a saída da placenta. Neste período é fundamental avaliar o tônus e o volume do útero, a qual deve ser realizada por meio da palpação abdominal, com leve expressão/compressão do fundo uterino, que deve estar na altura o abaixo da cicatriz umbilical. Esta avaliação é de extrema importância, pois a complicação mais comum é a hemorragia puerperal por hipotonia ou atonia uterina, que pode ser prevenida com a amamentação precoce. Neste período, deve-se fazer a verificação dos sinais vitais a cada 15 minutos, tendo em vista a perda sanguínea, pois o excesso resulta na diminuição da pressão arterial e no aumento do pulso. Controlar a retração uterina e o sangramento são práticas contínuas para favorecer o diagnóstico precoce das alterações que devem receber intervenção.
Respostas
respondido por:
18
O período de Greenberg, também denominado de quarto período, consiste nas primeiras 1 ou 2 horas depois da saída da placenta. Em que é imprescindível a realização da avaliação do tônus e do volume do útero, que deve ser feita através da palpação abdominal, com leve expressão/compressão do fundo uterino.
Tal avaliação é importante devido ao fato da complicação mais comum ser a hemorragia puerperal por hipotonia ou atonia uterina.
Bons estudos!
respondido por:
49
Resposta:
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás