Sobre a compreensão de comportamento a partir do behaviorismo, assinale a alternativa correta.
a) A concepção de comportamento do behaviorismo radical é embasada no mentalismo. Ou seja, entende-se, assim, que o desenvolvimento do comportamento ocorre a partir da experiência mental do próprio sujeito.
b) Para o behaviorismo radical, comportamento é o que pode ser observado por outra pessoa. Por essa razão, o behaviorismo ficou conhecido como “ciência do outro”.
c) De acordo com o behaviorismo radical, comportamento é o que ocorre na relação entre organismo e ambiente, de uma forma dinâmica, podendo ser dividido (didaticamente) em evento comportamental, estado comportamental e processo comportamental.
d) O behaviorismo radical tem se aproximado bastante da fisiologia, principalmente por se ocupar da descrição detalhada dos movimentos que compõem um comportamento.
e) O pensamento pragmático, característico do behaviorismo metodológico, afirma que eventos que ocorrem apenas para o próprio sujeito (como eventos privados) também deve fazer parte da compreensão de comportamento.
Respostas
A alternativa A) é a correta.
O behaviorismo radical estudava o comportamento humano, e tinha como ideia base o fato de que o comportamento de um determinado individuo é resultado de sua experiencia mental, que é própria e unica.
Os reforços são métodos de aumentar ou diminuir a frequência de determinados comportamentos, antigamente se usava muito o reforço negativo, mas atualmente é sabido que os reforços positivos são ainda mais eficientes, principalmente se o indivíduo deseja aumentar a frequência dos comportamentos.
Resposta: letra C
Explicação:
O behaviorismo foi desenvolvido contrapondo-se ao mentalismo. Inicialmente, começou como behaviorismo metodológico (embasado no realismo, tendo como principal autor Watson) e, posteriormente, se desenvolveu para o behaviorismo radical (embasado no pragmatismo, tendo como principal autor Skinner). Entende-se por comportamento, dentro na concepção de behaviorismo radical, o que ocorre na relação entre organismo e ambiente, de uma forma dinâmica, podendo ser dividido (didaticamente) em evento comportamental, estado comportamental e processo comportamental.