• Matéria: Geografia
  • Autor: elzasiqueira
  • Perguntado 7 anos atrás

Os solos podem ser entendidos como um elemento fundamental para a produção de espécies vegetais e mesmo para a produção de produtos de origem animal. Longe de ser um mero meio de suporte, o solo apresenta características bióticas e abióticas que podem ser sistematizadas, permitindo a maximização da produtividade das culturas. Sobre esse assunto, julgue as afirmações a seguir:

I. Em termos de preparo de solo, o sistema de plantio convencional preza pela total manutenção da cobertura vegetal do solo e por não revolver mecanicamente suas camadas superficiais. Para que o cultivo possa ser realizado, a cobertura vegetal é manejada, por meio de roçadas ou dessecação química.
II. O sistema de plantio direto preza pela aeração e ampliação da temperatura das camadas superficiais do solo, algo que é conseguido pelo completo revolvimento destas camadas superficiais, por meio de implementos como arados, grades, subsoladores e escarificadores.
III. O sistema de terraços só é recomendado para declividades extremas (acima dos 40%), não sendo necessária sua construção para declividades menores.
IV. Em termos de construção de terraços, sua parte mais baixa é responsável pela contenção, drenagem ou infiltração da água é chamada de canal. Por sua vez, a parte mais elevada desse terraço é chamada de camalhão.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III, apenas.

Alternativa 2:
IV, apenas.

Alternativa 3:
I e II, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I e IV, apenas.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
1

Alternativa 2: IV, apenas.

Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:

I – Incorreta. O sistema de plantio convencional não realiza a manutenção da cobertura vegetal do solo e faz o revolvimento das suas camadas superficiais.

II – Incorreta. O sistema de plantio direto não preza pela aeração e realiza a diminuição da temperatura das camadas superficiais do solo.

III – Incorreta. O sistema de terraços não é recomendado somente para as declividades extremas, também é necessária sua construção para declividades menores que 40 %.

IV – Correta. Considerando a construção de terraços, a parte mais baixa realiza a contenção, drenagem ou infiltração e a mais elevada recebe o nome de camalhão.

Bons estudos!

Perguntas similares