Respostas
Os métodos de conservação de alimentos têm como principal objetivo minorar o número de células viáveis no alimento, assim como eliminar microrganismos, evitando que as propriedades do alimento sejam alteradas por ações de bactérias, fungos, enzimas ou fatores físico-químicos.
Os métodos de conservação de alimentos a serem utilizado devem levar em consideração a natureza do alimento, o custo da conserva, os agentes de deterioração que participam e o período de tempo a conservar.
O processamento térmico de alimentos, por exemplo, é uma técnica amplamente utilizada e de baixo custo que consiste em aquecer e arrefecer o alimento de forma rápida. O tempo de exposição à temperatura alta deve ser rápido para que os microrganismos presentes sejam neutralizados, mas que não haja perda da qualidade.
Outro método bastante utilizado nos produtos industrializados é o uso de barreiras, como as embalagens. As embalagens formam uma barreira entre o alimento e o ambiente, contendo e protegendo o alimento, além de informar sobre sua composição.
As técnicas de conservação de alimentos mais usadas são:
- Calor: inclui a pasteurização, branqueamento, tindalização e a esterilização;
- Frio: congelamento ou refrigeração dos alimentos, o que lentifica o metabolismo dos microrganismos;
- Uso de aditivos químicos, como o uso do sal em peixes e carnes, e vinagre;
- Fumagem;
- Irradiação: alimentos são expostos à radiação ionizante controlada;
- Pulsos magnéticos, pulsos luminosos e pulsos elétricos;
- Controle de umidade, como a desidratação e a liofilização;
- Fermentação.