De acordo com Dornelas (2005), o primeiro exemplo de definição de empreendedorismo pode ser creditado a Marco Polo, quando tentou estabelecer uma rota comercial no Oriente. Como empreendedor, ele assinava um contrato com um homem dono de um capital (capitalista) para vender as mercadorias.
MIYATAKE, Anderson Katsumi. PARDO, Paulo. Administração Empreendedora e Qualidade. Maringá-PR.; UniCesumar, 2018.
Sobre os acontecimentos históricos, analise as afirmativas abaixo:
I. No século XVII, o termo empreendedorismo ficou marcado pelas questões de inovação, sendo o governo o principal provedor de fomento (dinheiro) para os novos empreendedores, ficando, assim, responsável pelos lucros ou prejuízos resultados do processo.
II. No século XVIII, se conseguiu confirmar a associação entre o empreendedor (aquele que assume riscos) e o capitalista (aquele que financia os experimentos necessários para se dar à industrialização) (DORNELAS, 2005).
III. A economia globalizada, a instabilidade dos ambientes organizacionais e a competição capitalista ainda mais acirrada forçaram a adequação e redução das estruturas. Consequentemente, provocou-se um aumento do desemprego e, ao mesmo tempo, um aumento na oferta de serviços e terceirizações. É por isso que se vive um período em que a economia é marcada pela existência de inúmeras pequenas e médias empresas. Isso implica em um aumento do potencial empreendedor.
IV. Em termos atuais, o momento pode ser chamado de “a era do autoritarismo”, pois são os governadores que estão renovando conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e gerando riqueza para a sociedade.
V. Conforme Filion (2012), a tendência do empreendedorismo surgiu nos anos 70, porém vem se afirmando nas últimas duas décadas, e esse fenômeno ainda não visto e incorporado no Brasil e somente nos países desenvolvidos e contribuiu com aumento do número de pequenas empresas e de trabalhadores autônomos.
É correto o que se afirma em
Respostas
A alternativa correta da questão é a III.
Conforme foi dito no texto, a economia globalizada, a instabilidade dos ambientes organizacionais e a competição capitalista ainda mais acirrada forçaram a adequação e a redução das estruturas empresariais.
Em decorrência disso, provocou-se um aumento do desemprego e, ao mesmo tempo, um aumento na oferta de serviços e de terceirizações.
É por isso que se vive um período em que a economia é marcada pela existência de inúmeras pequenas e médias empresas e isso implica em um aumento do potencial empreendedor, uma vez que as pessoas têm a necessidade de garantirem a sua sobrevivência obtendo uma fonte de renda e possibilitarem a si mesmas uma maior qualidade de vida.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Alternativa 3: III, apenas.
Explicação:
Resposta já corrigida pela instituição.