Respostas
O método científico e o modelo geométrico para a luz
O método científico usado pelos físicos envolve as seguintes etapas:
- O cientista olha para a natureza e observa o fenômeno, tentando compreendê-lo, tenta isolar algumas características.
- Faz algumas hipóteses, isto é, toma como ponto de partida algumas ideias, baseado em seu conhecimento prévio do assunto.
- Monta experimentos, faz análises, medidas, cálculos para chegar a conclusões genéricas de suas observações.
A propagação da luz, sua reflexão e refração
Quando ligamos uma lâmpada ou acendemos uma vela, o ambiente se ilumina, deixa de ser escuro porque agora há uma fonte de luz. Nesse modelo supomos que a luz sai da fonte e se propaga em linha reta em todas as direções, a que chamamos Raios Luminosos.
A luz de uma fonte, ao chegar a uma superfície muito lisa e polida, da superfície surgem novos raios luminosos – dizemos que a luz se refletiu na superfície ou sofreu reflexão. Cada raio que vem da fonte e chega à superfície é chamado Raio Incidente e o ponto em que cada raio incidente atinge a superfície e dá origem a um novo raio, o Raio Refletido.
Assim, quando a luz se reflete em superfícies lisas e polidas:
• o ângulo de reflexão é sempre igual ao ângulo de incidência: θi = θr
• o raio incidente, o raio refletido e a normal no ponto de incidência estão todos contidos em um mesmo plano.
É possível também que você já tenha observado, ao olhar para o fundo de uma piscina com água, que ele parece mais próximo do que é. Esses e outros fenômenos se devem a outro comportamento da luz, a refração.
Os raios de luz incidem sobre a superfície da água, que está separando dois meios: o ar e a água. O raio luminoso que penetra no material é chamado raio refratado.
O enunciado das leis é:
• O raio incidente, o raio refratado e a normal no ponto de incidência estão contidos no mesmo plano.
• Para a luz de uma mesma cor e para um dado par de meios, existe uma constante, chamada Índice de Refração, tal que:
Espelhos planos e esféricos: as imagens formadas
Quando raios luminosos incidem no espelho plano, os raios incidentes refletem-se no espelho e os raios refletidos chegam ao olho, formando a imagem do objeto. A imagem não emite raios luminosos, mas é como se eles viessem de lá, então chamamos de uma Imagem Virtual.
Uma calota lisa e polida forma um espelho esférico. Se a reflexão da luz ocorrer na superfície interna, dizemos tratar-se de um espelho côncavo; se na superfície externa, de um espelho convexo.
Meios ópticos transparentes: as imagens formadas
Os meios transparentes permitem a passagem ordenada dos raios de luz, dando a possibilidade de ver os corpos com nitidez. Exemplos: vidro polido, ar atmosférico, etc.
Questão relacionada:
https://brainly.com.br/tarefa/7326992