Respostas
A história da literatura infantil foi criada ainda no século XVII por meio de François Fenélon cujo intuito era educar as crianças. As histórias tinham como objetivo educá-las, demonstrando o que era bom e mau.
Os famosos contos de fadas foram aparecendo na França no final do século XVII.
Veja abaixo algumas obras da literatura infantil:
Fábulas, de La Fontaine
Um dos principais nomes da literatura infantil, Jean de La Fontaine foi um fabulista e poeta francês. Suas fábulas foram editadas entre os anos de 1668 e 1694.
Foi conhecido por ser autor de grandes obras como O Lobo e o Cordeiro, A Lebre e a Tartaruga, A Cigarra e a Formiga, O Leão e o Rato, dentre outras.
As aventuras de Telêmaco
O livro de François Fénelon foi publicado em 1699, porém de forma anônima. Anos depois, em 1717 recebeu a publicação oficial.
As aventuras de Telêmaco foi uma homenagem realizada para o Duque de Borgonha (neto do rei Louis XIV- França) que era cotado para ser um dos herdeiros do trono, e conforme Fénelon, a obra foi escrita com o objetivo de instruir o príncipe para o trono.
A intenção não era publicá-la, porém foi levada aos leitores e teve grande aceitação.
Os contos de Mamãe Gansa
Outro clássico da literatura infantil escrita por Charles Perrault, responsável pela criação de outro gênero literário, o conto de fadas. A princípio os contos eram voltados para um público adulto.
Porém, depois de um tempo Perrault fez a modificação para o público infantil. Como exemplo desses contos temos O Gato de Botas, A Bela Adormecida, Barba Azul, dentre outros.
Amplie seu conhecimento e estude sobre a literatura infantil no Brasil https://brainly.com.br/tarefa/20469687.
Bons estudos!