Dados da Prova Brasil 2013 compilados pelo Portal QEdu mostram que o índice de alunos de escolas públicas que terminam o ensino fundamental com nível de aprendizado considerado adequado em matemática foi de 11,2% para os estudantes do 9º ano, índice inferior ao registrado na prova anterior, de 2011, quando a média foi de quase 12%. Já em português, com ênfase em leitura, a prova apresentou uma melhora de 22,2% para 23,6% no índice de alunos com aprendizado adequado.Nas avaliações para o final do primeiro ciclo do ensino fundamental, no 5º ano, também houve melhora em português (de 36,2% em 2011, para 39,8% em 2013) e matemática (de 32,4% para 34,7%). A tabela abaixo mostra a evolução do aprendizado adequado de matemática e português segundo a Prova Brasil no período de 2007 a 2013.
Com base na tabela acima, responda: a) As porcentagens representam variáveis quantitativas ou qualitativas? Justifique. b) Qual a média percentual do índice de aprendizado em matemática no período para o 9º ano? c) Qual a média percentual do índice de aprendizado em português no período para o 5º ano? d) Qual o método estatístico utilizado para construção da tabela? Justifique. e) Considerando que tanto em português quanto em matemática o índice adequado ideal é de 50%, quais variáveis justificariam o baixo desempenho dos alunos brasileiros nas disciplinas analisadas?
Respostas
Resposta:
a) Quantitativas.
b) 10,55%
c) 33,45%
d) Método tabular.
e) Aluno e professor.
Explicação passo-a-passo:
O assunto principal desta questão é a estatística. Com isso em mente, vamos responder as alternativas.
a) As variáveis quantificam um determinado parâmetro (nesse caso, a média de aprendizado das disciplinas). Por isso, elas são variáveis quantitativas.
b) A média de aprendizado em matemática do nono ano era 10,55%, pois:
c) A média de aprendizado em português para o quinto ano era 33,45%, uma vez que:
d) Uma vez que os dados foram descritos em forma de tabela, podemos concluir que o método utilizado foi o método tabular.
e) O aprendizado deve ocorrer a partir de dois caminhos: o aluno e o professor. O aluno precisa se dedicar e estudar o suficiente, enquanto que o professor deve sempre estar disposto para ensinar seus alunos.