Respostas
Sócrates é muito conhecido por ter inaugurado uma nova era filosófica na Grécia antiga. Por ter mudado a vertente Cosmos e Natureza, ele passou a focar mais na parte humana - O Homem.
Sendo assim, ele trabalhava com a Maiêutica - um método que usava a ironia e perguntas retóricas para provar que aqueles que achavam que sabiam demais, na realidade, não sabiam de muita coisa e tinham muito a aprender. Chama-se Maiêutica porque se tratava de um "parto de ideias".
Sócrates foi um filósofo revolucionário, seguido por Platão.
Sócrates costumava iniciar uma discussão sobre algo com uma pergunta, que obtinha opiniões de seu interlocutor, que ele primeiramente as aceitava. Depois, por meio de perguntas e respostas, mostrava o contraditório ou absurdo das opiniões originais, levando ao interlocutor a reconhecer seu desconhecimento sobre o assunto. Esta primeira parte do método de Sócrates, destinada a levar o indivíduo à convicção do erro, é a ironia. Depois, continuando o diálogo, e partindo da opinião primitiva do interlocutor, constrói com o interlocutor o conhecimento daquilo que se discute. Sócrates deu a esta última parte a designação de maiêutica - a arte de fazer nascer as ideias. É este o método que encontramos amplamente desenvolvido nos diálogos socráticos de Platão, onde a verdade nasce da discussão e não de uma "verdade" anterior afirmada.