Em um mercado competitivo, as empresas devem apresentar diferenciais para sobreviverem ou alcançar crescimento e conquistar um número maior de clientes. Atender determinadas especificações constadas em normas ou publicações referentes à gestão da qualidade pode ser um desses diferenciais.
GALAN, Crislaine Rodrigues. Controle da Qualidade e Metrologia. UniCesumar: 1°ed. Maringá, PR, 2017.
Sobre esse assunto, marque a alternativa incorreta.
Alternativas
Alternativa 1:
A principal e mais importante norma relacionada à gestão da qualidade é ISO 9001.
Alternativa 2:
A norma ISO 9001 tem, como foco, o cliente, a melhoria contínua e a gestão de processos.
Alternativa 3:
A gestão da qualidade é cada vez mais procurada por diversas empresas e organizações, devido ao seu reconhecimento internacional na credibilidade de produtos ou serviços.
Alternativa 4:
As empresas que possuem certificações e normas de qualidade têm um grande diferencial competitivo, além de possuírem uma imagem mais positiva perante os seus clientes e fornecedores.
Alternativa 5:
Uma empresa que possui um sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma ISO 9001 pode solicitar a certificação e obter o "selo de conformidade ISO 9001", sendo a última versão revisada em 2008.
Respostas
A alternativa correta é a Letra E.
A ISO 9001 é uma ferramenta de Gestão da Qualidade considerada essencial para o melhoramento dos processos internos e da qualidade dos produtos e serviços pelas organizações.
A última versão desta norma internacional da qualidade foi atualizada em 2015, onde podemos observar que houve mudanças relacionadas às partes que contribuem para a gestão da qualidade (stakeholders).
Sonhe, mas trabalhe duro!
Resposta:
ALTERNATIVA 5
Explicação:
A ISO 9001 foi criada com a perspectiva que as empresas certificadas atinjam metas e possam garantir a capacidade de eficiência tanto na produção quanto na entrega dos produtos/serviços.
Neste sentido, uma das soluções básicas da ISO 9001 é, portanto, alcançar um consenso sobre soluções que possam atender às demandas da empresa, da sociedade e do comércio, ou seja todas as partes interessadas.