Respostas
O cangaço é caracterizado como uma revolta armada realizada por nômades nordestinos. O movimento ocorreu em território brasileiro, em toda a região do Nordeste entre o final do século XIX e o começo do século XX, que foi também quando marcou-se o início da República Brasileira.
O movimento ficou realmente marcado em todo o Brasil por conta da intensidade dos crimes, que foram extremamente cruéis e violentos em toda a região nordeste do país.
O principal fator capaz de mover os cangaceiros (como eram chamados os nômades participantes da revolta) foi a disputa de terra, o que foi um marco para provocar a vingança desses povos. Os grupos de cangaceiros eram formados principalmente por indivíduos de baixa renda, ou seja, nas mais péssimas condições sociais.
Durante o cangaço, muitos foram os grupos que se tornaram realmente populares (principalmente no imaginário brasileiro). Porém, se existe um bando que realmente era temido por toda a população nordestina era o grupo comandado por Virgulino Ferreira da Silva, ou melhor, o famoso Lampião. Lampião também era frequentemente conhecido pelo apelido que lhe foi atribuído: Rei do Cangaço”.
O grupo de cangaceiros formado por Lampião atuou durante cerca de 10 anos, ou melhor, entre 1920 e 1930 em todo o sertão nordestino. Ele foi morto em uma emboscada juntamente com a sua mulher, um volante e outros cangaceiros. Todos eles tiveram as suas cabeças arrancadas e expostas em vários locais públicos, como praças por exemplo. A ação foi do próprio governo que tinha como principal intuito causar o espanto e desestimular a prática do cangaço.
Assim que o grupo de Lampião foi encontrado morto, o movimento armado dos Cangaços começou a se enfraquecer, chegando ao fim na própria década de 30.