Em relação à quantidade de assassinatos e a violência que permeia o Brasil, leia as afirmações que seguem: I – Apesar da redução do número de assassinatos no país em 2018, a violência segue como uma das maiores preocupações sociais. II – O estado de Roraima, que faz fronteira com a Venezuela, é o que registrou o maior crescimento em relação ao número de assassinatos do último ano. III – Ainda que haja um grande número de assassinatos no Brasil, as forças nacionais de segurança têm conseguido demonstrar uma redução drástica neste número. IV – Os índices de assassinatos no Brasil apenas reforçam a ideia de um país em franco desenvolvimento. É correto o que se afirma em:
Respostas
A resposta correta é a I, III e IV,
I e II.
Acredito que o texto base desta questão seja: Brasil registra redução no número de mortes violentas nos nove primeiros meses do ano (Portal G1).
No Brasil, a violência está presente em todas as regiões. Em algumas cidades, ela é intensa (e com marca registrada); em outras, ela é amenizada ou controlada.
Infelizmente, a desigualdade social e a falta de oportunidade de trabalho acabam mexendo com a cabeça de muitos jovens, que enxergam a violência (assaltos, roubos) como a única solução. Como consequência desse quadro de violência - que comumente ocorre nas médias e grandes cidades -, muitos destes jovens acabam agindo de forma truculenta e, como consequência disto, cometem assassinatos de pessoas trabalhadoras e honestas.
No estado de Roraima, existem grupos paramilitares (ou facções criminosas) que ordenam ataques de pânico à sociedade. Normalmente, as ordens saem de dentro dos presídios, onde estão os chefes de muitas facções atuantes na região. Por conta disto, houve um aumento de 47% no número de mortes violentas.
Lute e conquiste!