• Matéria: Pedagogia
  • Autor: drummondmarcia
  • Perguntado 7 anos atrás

Seguindo a legislação e as políticas educacionais que tratam sobre a EJA, sugere-se atualmente, que a prática educativa deva ter íntima relação com a vida do aluno em sociedade. Nessa perspectiva o currículo é compreendido como um campo de relações e intenções que contribuem para as práticas escolares. A maneira como as práticas são conduzidas no espaço escolar, pode instigar o aluno a expor suas ideias sobre o conteúdo tratado, com mais tranquilidade. Essa abordagem percebe o professor como: A) Liderança revestida pelo caráter político partidário, assim, a partir das experiências culturais captadas, esse ressignifica a educação global. B) Estimulador dos saberes necessários a prática educativa, contribuindo para a participação do aluno nas manifestações ligadas à exclusão social. C) Incentivador da consciência ingênua com vistas a favorecer em sua metodologia a abordagem formativa. D) Mediador do ensino, que centra seu trabalho em temas sociais e políticos, visando a ação transformadora sobre a realidade e seus problemas. E) Profissional habilitado para reproduzir com êxito na EJA, a atividade pedagógica que valoriza metodologias utilizadas com as crianças, durante período de alfabetização.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
10

D) Mediador do ensino, que centra seu trabalho em temas sociais e políticos, visando a ação transformadora sobre a realidade e seus problemas.  

O principal papel do professor atualmente, seja na modalidade de educação básica ou educação de jovens e adultos (EJA) está centrada na mediação, devendo estimular os alunos ao protagonismo, para que sejam capazes de desenvolver o senso crítico.  

Dessa forma, os alunos tornam-se ativos no processo educacional, contribuindo para a conscientização sobre a diversidade cultural, além do próprio intelecto.

Perguntas similares