A elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves (1815) dá uma forma jurídica e política à realidade da mudança da Corte, reconhecendo uma situação de fato, projetando-a no interior, em todas as capitanias como unidade de poder…” Segundo Raymundo Faoro, em Os Donos do Poder, a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves, quando o Brasil era sede da monarquia portuguesa, contribuiu decisivamente para:
a. a) a unidade política e territorial mantida após a proclamação da Independência do Brasil;
b. b) o desencadear de sangrentas lutas em todo o país, que culminaram em convulsões sociais;
c. c) o afastamento dos ingleses, face às determinações reais proibindo a instalação da manufaturas no país;
d. d) a preservação do Pacto Colonial com o monopólio do comércio na defesa dos interesses da Metrópole;
e. e) o enfraquecimento do princípio do “equilíbrio europeu”, definido pelo Congresso de Viena, que favorece especialmente a Inglaterra.
Respostas
Resposta:
A unidade política e territorial mantida após a proclamação da Independência do Brasil.
Letra A
A proclamação do Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves foi fator decisivo para que o Brasil mantivesse a unidade política ao declarar independência sete anos depois. Está correta a letra A.
A Letra B está errada porque essa situação política não causou convulsões sociais. Está errada a letra C porque os ingleses não se afastaram do Brasil nesse período, continuando próximos mesmo após a independência.
Está errada a letra D porque esse episódio foi o fim, não a preservação, do Pacto Colonial e do monopólio comercial português. Está errada a letra E porque o equilíbrio europeu não foi enfraquecido por essa decisão.
Saiba mais sobre o Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves: https://brainly.com.br/tarefa/32430457